Como solicitar seguro desemprego pela Carteira de Trabalho Virtual em 2021?

Brasileiros podem solicitar o seguro desemprego sem precisar sair de casa. Um dos grandes efeitos administrativos do novo coronavírus foi a digitalização de uma série de serviços providos pelo Governo Federal. Entre as ferramentas digitais criadas, está a Carteira de Trabalho virtual onde os trabalhadores podem requerer seus benefícios pelo próprio celular.

Como solicitar seguro desemprego no Carteira de Trabalho Virtual? Veja passo a passo (Imagem: Google)
Como solicitar seguro desemprego no Carteira de Trabalho Virtual? Veja passo a passo (Imagem: Google)

A carteira de trabalho virtual funciona como um dispositivo eletrônico onde o cidadão passa a ter a acesso a todas as informações sobre seu histórico trabalhista.

Nela é possível conferir dados do PIS PASEP, acompanhar todo o histórico de sua CLT e agora solicitar o seguro desemprego.

Como ter acesso a carteira de trabalho digital?

O primeiro passo para usufruir de seus serviços é instalar o aplicativo no celular e solicitar a autorização do cadastro por parte do governo.

Para isso, basta baixar o app no aparelho e na sequência ir até a página do Ministério da Economia para consolidar o registro.

O procedimento é simples e passa a ser validado a partir do momento em que o empregado informa o número de seu CPF, nome completo e registro da sua CLT. Uma vez cadastrado no app, a conexão é feita através da senha criada pelo titular para garantir sua segurança.

E agora, como solicitar o seguro desemprego?

No caso da solicitação do seguro desemprego, é preciso cumprir as seguintes etapas:

  • Passo 1: abra o app e deslize para a direita na tela inicial até aparecer a opção “Entrar”;
  • Passo 2: insira CPF e senha;
  • Passo 3: autorize o uso de dados pelo aplicativo;
  • Passo 4: na tela seguinte, selecione “Benefícios”, no canto inferior direito;
  • Passo 5: em seguida, aperte “Solicitar” na área do seguro-desemprego;
  • Passo 7: digite o número do requerimento e clique em “Próximo”. Serão mostradas informações sobre a empresa e termos necessários. Avance até o final para terminar a solicitação.

Demais informes

O governo reforça que a digitalização desse serviço objetiva reduzir os riscos de aglomeração nos postos de atendimento presencial.

Desse modo, espera-se que a população passe a aderir a plataforma online para garantir a própria segurança.

O prazo de retorno do pedido é de até 30 dias após o início do protocolo e o pagamento inicial também deve ser feito no mesmo período.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.