Nesta segunda-feira (16), o Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central (BC), entra em operação plena depois de passar por um período de testes com funcionamento limitado por volumes e horários. Agora, todos os 762 bancos e mais de 50 milhões de clientes já cadastrados poderão usar a plataforma, que funcionará 24 horas por dia, todos os dias do ano.
O Pix passou por uma fase de operação controlada antes de entrar em pleno funcionamento, com somente 5% da base de clientes dos bancos e horários limitados funcionando neste período de testes da ferramenta.
Confira algumas informações sobre o Pix
O que é o Pix?
O Pix é um novo sistema para transferir dinheiro instantaneamente. Será uma alternativa ao DOC e à TED para efetuar transações. Também poderá ser usado para efetuar pagamentos, como opção ao cartão de débito, de crédito, ou ao boleto.
Quem desenvolveu o Pix?
O Pix foi desenvolvido pelo Banco Central, porém serão as instituições financeiras que vão oferecer a tecnologia. Ao realizar um pagamento ou uma transferência de dinheiro, além de TED e DOC, terá a opção de fazer um Pix.
Vantagens do Pix
De acordo com o BC, as principais vantagens do Pix são: a ferramenta vai estar disponível 24 horas por dia, todos os dias, as transações serão concluídas em menos de 10 segundos e ele será gratuito para pessoas físicas, inclusive para MEIs (microempreendedores individuais).
Chaves Pix
A chave Pix é como o endereço da sua conta no Pix. Para criar uma chave Pix, a pessoa ou empresa necessita usar uma dessas quatro formas de identificação:
- CPF/CNPJ;
- e-mail;
- número de telefone celular;
- chave aleatória.
A chave aleatória pode ser um login, ou seja, um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente que irá identificar a conta do destino de recursos.
O registro das chaves Pix deve ser realizado através dos canais de acesso de um banco ou instituição financeira onde a pessoa possui uma conta. Cada instituição financeira deve informar seus clientes sobre como proceder.
Pessoas físicas podem ter até 5 chaves para cada conta da qual for titular, já pessoas jurídicas podem ter 20 chaves para cada conta.