PIX começa primeiras transações no dia 16 de novembro; veja como usar a nova tecnologia

O PIX é o novo meio de pagamentos criado pelo Banco Central para este ano. Com o sistema, as transferências entre bancos poderão ser feitos em poucos segundos. O funcionamento já está marcado para 16 de novembro. Confira agora como usar esta tecnologia.

PIX começa primeiras transações no dia 16 de novembro; veja como usar a nova tecnologia (Imagem: reprodução/Google)

O sistema vai funcionar por meio do aplicativo de bancos. Os clientes de instituições financeiras como Nubank, Inter, Neon, Santander, Bradesco, por exemplo, já podem realizar o pré-cadastro nos aplicativos para utilizar o Pix futuramente.

O pré-cadastro consiste na obtenção de dados para a criação de uma chave de acesso. Ela que libera o pagamento no sistema Pix.

As chaves podem ser o e-mail, o número do celular, o Cadastro de Pessoa Física ou até mesmo uma chave aleatória, gerada pelo próprio cliente.

Com isso, na hora da operação, basta apenas inserir a chave, não sendo necessário todos os dados bancários como agência, conta e CPF.

Os pagamentos realizados pelo PIX são instantâneos, isto é, acontecem em questão de segundos.

A opção estará disponível 24 horas por dia, sete dias da semana, dando mais facilidade para os clientes. O custo da aplicação é gratuito para pessoas físicas e com baixo custo para as empresas.

Como se cadastrar no Pix?

Para saber se você pode utilizar o PIX, basta entrar no aplicativo ou em contato com os canais de atendimento do seu banco.

No momento, as instituições financeiras estão realizando o cadastro de seus clientes.

Nele, é possível que os clientes escolham qual será a chave que dará acesso ao Pix. Mas isso só é possível quando o sistema estiver em funcionamento.

Como o cadastro das chaves só estará disponível a partir de 5 de outubro, é necessário aguardar contato do banco onde você realizou seu pré-cadastro. Com isso, após a data, as instituições vão repassar as informações necessárias.

De acordo com o Banco Central, o cadastramento da chave é para facilitar as transações pelo meio de pagamento, além de torná-las mais rápidas. No entanto, caso o cliente não queira, é possível não realizar o cadastramento de chaves para utilizar o sistema.

Mais utilidades do PIX

O Banco Central anunciou também uma nova funcionalidade no sistema de pagamentos PIX. O chamado “PIX Cobrança” será uma alternativa ao boleto bancário e poderá ser usado por lojistas, fornecedores, prestadores de serviços e outros usuários. Os pagamentos por QR code poderão ser futuros ou imediatos.

Tudo vai funcionar por meio de um QR Code para pagamentos, o que vai substituir o tradicional código de barras contido nos boletos que já conhecemos. Segundo o Banco Central, a nova função de pagamentos poderá ser emitida em pontos de venda ou até mesmo nos comércio eletrônicos.

A nova funcionalidade vai permitir que sejam incluídas mais informações além do valor da cobrança em si. Com o sistema, os usuários vão poder também gerar QR codes para receber pagamentos direto em suas contas.

A função de pagamentos imediatos vai estar disponível a partir do lançamento do PIX, que acontece em 16 de novembro. Os pagamentos futuros, que apresentam data de vencimento, serão ofertados mais para frente.

O Banco Central ainda não deu mais informações de como o sistema de cobrança vai funcionar. Mas, já conseguimos imaginar que será associado junto ao aplicativo do banco no qual você já cadastrou as suas chaves de acesso PIX.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!