Golpe do FGTS: O que fazer se meu dinheiro for roubado do Caixa Tem?

Com o pagamento do FGTS emergencial disponibilizado, muitos trabalhadores têm sofrido com golpes e perdido o seu dinheiro. Veja neste post algumas dicas valiosas de como se proteger e evitar o golpe dos criminosos.

Golpe do FGTS: O que fazer se meu dinheiro for roubado do Caixa Tem?
Golpe do FGTS: O que fazer se meu dinheiro for roubado do Caixa Tem? (Imagem: Reprodução/Google)

Os trabalhadores que possuem saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço precisam ficar atentos para não serem roubados, já que, devido a pandemia o saque do fundo foi liberado, com o intuito de ajudar os cidadãos a enfrentar a crise econômica.

Devido a isso, os criminosos encontraram uma oportunidade de cometer golpes e se apropriar do benefício através do aplicativo Caixa Tem. O golpe inicia quando os criminosos conseguem o CPF dos trabalhadores e obtém a senha do aplicativo Caixa Tem.

O bandido realiza o cadastro no aplicativo usando um e-mail falso, usando o nome da vítima e o final do e-mail verdadeiro. Dessa maneira, o trabalhador é levado a redefinir a senha, porém, devido à falta de atenção acaba usando o e-mail falso criado pelo criminoso.

Para se proteger é indicado que o trabalhador sempre acompanhe o saldo do FGTS pelo aplicativo ou faça o saque do valor. Caso não queira mexer no dinheiro, basta solicitar o desfazimento e todo o valor será devolvido para a conta do FGTS com suas devidas correções.

Porém, se você já foi roubado, o indicado é que se dirija a uma agência da Caixa Econômica Federal e realize a contestação do saque indevido. Lembre-se de levar o CPF e o documento de identificação com foto.

A Caixa informou m nota que “melhora os critérios de segurança de acesso ao Caixa Tem, constantemente, inclusive nos últimos dias foram implantadas melhorias importantes, observando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a ocorrência de fraudes”.

Ainda segundo o banco, as fraudes que vem acontecendo não somam nem 1%, portanto, o aplicativo é seguro. Porém, todos os dias trabalhadores deparam com os golpes.

A Polícia Federal também se pronunciou afirmando que ao ser constatado o roubo não é necessário fazer o registro de ocorrência, bastando apenas ir até uma agência Caixa e fazer a contestação do saque indevido como foi dito anteriormente.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.