Caixa Tem fica instável e usuários relatam problemas no acesso do auxílio emergencial e FGTS

Usuários do Caixa Tem relatam dificuldade para acessar seus benefícios. Desde a manhã dessa terça-feira (03), os trabalhadores registrados na poupança digital da Caixa Econômica Federal estão informando que não conseguem movimentar os valores do auxílio emergencial e do FGTS. De acordo com eles, a ferramenta está fora do ar, bloqueando até mesmo o acesso a área individual. 

Caixa Tem fica instável e usuários relatam problemas no acesso do auxílio emergencial e FGTS (Imagem: Reprodução/Google)
Caixa Tem fica instável e usuários relatam problemas no acesso do auxílio emergencial e FGTS (Imagem: Reprodução/Google)

O app Caixa Tem permanece sendo utilizado por milhares de brasileiros com a finalidade de antecipar os pagamentos do auxílio emergencial, do FGTS emergencial e do Bem.

No entanto, apesar de está em funcionamento há meses a plataforma ainda apresenta erros operacionais atrasando as transações bancárias.  

O último entrave foi registrado nessa terça-feira (03). Usuários relataram que ao tentar se conectar em suas contas receberam informes alegando que seria necessário aguardar em uma ‘sala de espera virtual’.

Não foram liberadas justificativas quanto ao período de suspensão na ferramenta. Logo na sequência, alguns trabalhadores informaram que tiveram o acesso liberado, mas não puderam fazer as transações.  

Posicionamento da Caixa  

Questionada sobre os entraves, a instituição bancária informou que se trata de um período de correção para melhoria do aplicativo. De acordo com seu administrativo, as alterações já teriam sido concluídas, mas a ferramenta permaneceu sem funcionar para parte significativa dos cidadãos.  

O aplicativo Caixa Tem apresentou intermitência na manhã desta terça-feira devido à implementação de melhorias. O funcionamento do aplicativo foi normalizado ainda no início da manhã. Os demais canais do banco, como o internet banking, lotéricas, agências e aplicativos, seguiram operando normalmente.”   

Sobre o Caixa Tem 

Atualmente o aplicativo vem sendo utilizado para conceder os pagamentos do auxílio emergencial, FGTS emergencial e Bem. Por meio dele, os trabalhadores conseguem realizar pagamentos e fazer compras online através de seu cartão de débito digital.  

É válido ressaltar que a liberação de saque pelo Caixa Tem apresenta calendários distintos de acordo com as determinações de cada programa.

Para quem é do auxílio emergencial, por exemplo, ao longo das próximas semanas um novo lote será liberado para TED dentro da própria plataforma.  

Quem se conecta ao caixa tem não é taxado por serviços e pode fazer transações para demais instituições bancárias. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.