Empresas terão o desafio de manter o posicionamento na Black Friday, diz Kantar

Durante a Black Friday deste ano, as empresas terão como maior desafio manter o posicionamento, de acordo com uma análise da Kantar. Segundo a consultoria, na tentativa de demonstrar uma postura mais ativa, muitas empresas se arriscam demais e acabam passando uma imagem ao consumidor que não é verdadeira.

Segunda uma análise da Kantar, muitas empresas se arriscam demais e acabam passando uma imagem ao consumidor que não é verdadeira (Imagem: Reprodução/Google)

A gerente de contas da Kantar e especialista em metodologia da NeedScope, Karina Collenghi, ressalta a importância das marcas em ativarem suas promoções, durante o período, utilizando das simbologias que estão dentro do posicionamento da empresa.

Desta forma ela não confundirá os consumidores e evitará propagandas e promoções todas parecidas, o que acaba por não destacá-la.

A metodologia NeedScope, baseada nas conexões emocionais, apresenta seis tipos de consumidores, afim de apresentar o público alvo às marcas e apontar qual o tipo de posicionamento que devem ter durante a Black Friday.

O NeedScope traz como principal ponto o fato de que cada consumidor tem uma particularidade ao se relacionar emocionalmente com as compras na Black Friday. De acordo com cada necessidade emocional percebida, dentre as seis existentes no modelo, é possível entender que shoppers buscam canais, promoções e mensagens que melhor se conectam com a necessidade emocional daquele momento”, explica Collenghi.

A especialista em metodologia classifica os consumidores em cores:

• Vermelho: representa o tipo de consumidor que aproveita as promoções da Black Friday e gosta de ser estimulado durante todo o evento;
• Roxo: é aquele consumidor que durante as comprar, age de forma competitiva para tentar tirar a melhor negociação possível do vendedor;
• Azul: é o tipo de consumidor que planeja suas compras e cria estratégias buscando encontrar os produtos que procura com mais benefícios;
• Marrom: representa o consumidor passivo, aquele que se “deixa levar” pela Black Friday até encontrar a melhor oferta;
• Laranja: é o consumidor que vê a Black Friday como um evento e sempre acaba dividindo a experiência e as melhores compras com outras pessoas;
• Amarelo: tipo de consumidor que enxerga a Black Friday como um entretenimento, como algo divertido, espontâneo e surpreendente.

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