Com as compras pela internet em alta, veja dicas para aumentar suas vendas na Black Friday

A Black Friday é considerada uma das datas mais importantes para alavancar as vendas no varejo do Brasil. Em um ano atípico, devido à pandemia, as expectativas para a edição 2020, que acontecerá dia 27 de novembro, são ainda mais positivas, principalmente se tratando das vendas realizadas pela internet.

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Com as compras pela internet em alta, veja dicas para aumentar suas vendas na Black Friday
Com as compras pela internet em alta, veja dicas para aumentar suas vendas na Black Friday (Imagem: Reprodução/Google)

Mesmo com a reabertura gradual das lojas físicas em todo o país, a expectativa é de uma movimentação maior no e-commerce. Os downloads de aplicativos de compras cresceram 100% durante o distanciamento social e, segundo dados do Compre & Confie, o comércio digital brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões no mês de abril, apontando um aumento de 81% comparado ao mesmo período de 2019.

O Compre & Confie aponta também um aumento de 123% de compras online durante a data do Dia das Mães, comparado ao ano anterior. A alta de vendas digitais também foi vista durante a Páscoa e Dia dos Namorados.

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Sérgio Hneda, Head de Estratégias Digitas LATAM na agência GhFly, especializada em marketing digital com foco em performance, a alta nas vendas online representam uma enorme oportunidade para a Black Friday de 2020.

“Essa migração para o online cria novos pontos de contato e identificação entre marca e clientes. Para aproveitá-los, as marcas precisam traçar planejamentos estratégicos considerando o comportamento de seu público-alvo e buscando formas de se conectar com ele durante toda a jornada de compra. O segredo está em entender e entregar a experiência desejada.”

Hneda reforça também, que o e-commerce não é um movimento passageiro, e sim uma tendência de consumo que apenas cresceu ainda mais durante a pandemia e deve permanecer em uma crescente no futuro.

Segundo ele, um estudo do Google revelou que, mesmo com a reabertura das lojas físicas, 43% dos brasileiros ainda preferem comprar pela internet e que 80% dos consumidores procuram meios de realizar suas compras sem contato físico.

Sérgio conferiu cinco dicas ao site M+ para as empresas alavancarem suas vendas digitais durante a edição 2020 da Black Friday:

1ª) ”Negociando bons descontos com os fornecedores, é possível oferecer aos consumidores preços ainda mais baixos, sem alterar a margem de lucro da empresa. Com valores menores, a possibilidade de aumentar as vendas é maior e há a chance de terminar a data com um faturamento acima do esperado”.

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2ª) “Faça um estoque dos produtos que colocará em promoção. É preciso que as empresas estejam preparadas caso haja um ‘boom’ de vendas, evitando assim atrasos nos prazos de entregas e a insatisfação dos clientes.”

3ª) “Verifique se a plataforma de vendas digitais da empresa tem boa performance e suporta grande quantidade de acessos. São várias as reclamações de clientes por instabilidade e erros no site. Faça todas essas melhorias antes da Black Friday e certifique-se de que a excelência do serviço será mantida.”

4ª) “Busque oferecer uma experiência diferente aos clientes que acessam o site de sua empresa. Utilize o marketing digital, pois ele oferece essas análises de público de ponta a ponta da jornada de compra, contribuindo para entregar a melhor oferta para determinado perfil no momento ideal.”

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5ª) “Prepare anúncios otimizados para os canais de mídias, sem deixar de pensar na logística. A Black Friday pode, e deve, alavancar os negócios da sua empresa. Para isso acontecer, faça um planejamento detalhado das ações antes, durante e pós evento, aproveitando todos os canais de contato com o público. Isso multiplicará, não só as vendas, como também a imagem positiva da marca.”

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