Brasil fecha o mês de outubro com 231 mil empresas abertas e resultado é considerado positivo

Segundo dados do Mapa de Empresas, ferramenta digital do Ministério da Economia, durante o mês de outubro foram abertas 320.559 empresas e 89.306 foram fechadas, com um saldo positivo de 231.253 novos negócios. 

Segundo dados do Ministério da Economia, foram abertas 320.559 empresas e 89.306 foram fechadas no mês de Outubro (Imagem: Adobe Stock)

O relatório aponta que o Amapá foi o estado que mais cresceu. Em outubro, foram abertos 755 novos empreendimentos, um crescimento de 15,62% se comparado com setembro. O Mato Grosso também se destacou com um percentual de 5,13% de aumento, assim como Rondônia que registrou 3,71%.

Em contrapartida, o Tocantins registrou a maior variação em relação ao número de empresas fechadas. No mês de outubro, 601 negócios foram finalizados no estado, representando um aumento de 19,48% se comparado ao mês anterior.

A atividade econômica com maior destaque em outubro foi o comércio varejista de bebidas, que registrou um aumento de 4,81% novos negócios, comparado a setembro. Transportes rodoviários de cargas cresceu 4,77% e promoção de vendas, 3,26%.

O Ministério da Economia aponta que os números são reflexos da retomada da atividade econômica, após os impactos causados pela pandemia da covid-19. As medidas de simplificação e a transformação digital para abrir um novo negócio, implementadas pelo governo, também ajudaram a criar esse cenário positivo.

Para abrir uma empresa no mês de outubro, o empreendedor levou, em média, 2 dias e 17 horas. O período é 4 horas menor que o registrado em setembro. Tal medição é a menor para a série histórica do Mapa de Empresas.

O estado de Goiás segue na liderança em rapidez no processo de abertura de empresas no Brasil. Por lá, leva-se, em média, 1 dia e 2 horas para o registro de um novo negócio. Já a Bahia é o estado onde o período para o empreendedor iniciar sua empresa é o mais longo. Em média, são 6 dias e 6 horas.

Menos falências de empresas em 2020

Os pedidos de falência de empresas tiveram o menor patamar em 2020, comparado aos últimos dez anos,  Segundo um balanço divulgado pela Serasa Exeperian no início de outubro, foram 754 solicitações entre os meses de janeiro e setembro. Nos nove primeiros meses de 2019, o número foi de 1.100 pedidos. Em relação ao mesmo período de 2011, houve quase 50% menos solicitações.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.