Os trabalhadores brasileiros que possuem saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), podem fazer o uso do seu dinheiro mesmo que o governo ainda não tenha autorizado o saque. Saiba aqui como movimentar a quantia.
O FGTS Emergencial foi criado pelo governo para estimular a economia neste período de crise causada pelo novo coronavírus.
Os trabalhadores que possuem conta inativa, ou seja, de empregos anteriores ou ativas, de empregos atuais, recebem no máximo R$1.045. Podendo somar os valores disponíveis em cada conta para chegar ao valor final.
O pagamento é realizado por meio da poupança social digital da Caixa. Em um primeiro momento, o dinheiro só poderá ser movimentado no aplicativo Caixa Tem, para que sejam realizados pagamento e compras por meio do cartão de débito virtual.
Por meio do cartão é possível realizar compras pela internet em mais de mil sites e aplicativos.
Além disso, os beneficiários podem usar o dinheiro para pagar contas como de água e luz.
Como solicitar o cartão de débito virtual?
Para solicitar o cartão é preciso ter o aplicativo da Caixa tem. Na tela inicial terá um ícone denominado “Cartão de Débito Virtual” clique nele, após isso, vai abrir uma página como se fosse uma troca de mensagem.
É só clicar na opção “Usar agora meu Cartão de Débito Virtual”. O aplicativo vai solicitar a senha de acesso que você cadastrou para entrar no aplicativo.
Ao informar a senha, aparecerá uma imagem com as informações do seu cartão, como número, nome, validade e código de segurança.
Basta digitar corretamente essas informações conforme orientação da loja. O uso é o mesmo de uma compra na internet com cartão físico.
Não quero usar o meu dinheiro o que fazer?
Aqueles beneficiários que não querem usar o seu dinheiro não precisam fazê-lo, podendo devolver a quantia para a sua conta do FGTS.
Como devolver o dinheiro?
No aplicativo do FGTS terá a opção para aqueles que não desejam sacar o FGTS. Essa comunicação para a Caixa, deveria acontecer 10 dias antes da data que o crédito vai ser depositado na poupança social.
Acontece que todos os depósitos já foram feitos, e o calendário apenas libera os saques e transferência nesse último momento.
Caso o trabalhador perca o prazo, esse crédito vai ser depositado, mas ainda assim é possível pedir pelo aplicativo o desfazimento do depósito.
Ao fazer essa solicitação, os valores retornaram à conta do FGTS devidamente corrigidos. Pois a rentabilidade do FGTS é de 3% ao ano.
Se o desfazer do depósito não for realizado, o dinheiro permanecerá na conta social até o dia 30 de novembro de 2020.
Depois dessa data, será devolvido à conta do fundo com a devida remuneração no período.