Cuidado! Criminosos usam leilão de veículos para aplicar golpes pela internet

Novo golpe na praça. Quadrilhas estão elaborando falsos sites de leilão para roubar dinheiro de compradores. Uma reportagem do portal O Globo revelou que há uma nova modalidade de furto virtual circulando pela internet. O leilão de carros está sendo anunciado em páginas principais do Google, mas nada mais é do que uma fraude para levar o dinheiro do participante.  

Cuidado! Criminosos usam leilão de veículos para aplicar golpes pela internet (Imagem: Google)
Cuidado! Criminosos usam leilão de veículos para aplicar golpes pela internet (Imagem: Google)

Uma das principais vantagens de participar de um leilão é a possibilidade de poder arrematar um bem com o custo bem abaixo do valor estipulado pelo mercado.

Porém, é preciso ficar atento. Há sites que estão simulando o serviço para aplicar golpes nos participantes e levar todo o seu dinheiro.  

Assistente de pós-produção Estevão Goldani, de 31 anos, está entre o grupo dos que foram vítimas da quadrilha. Ele concedeu uma entrevista ao portal O Globo.

Há um tempo ele decidiu comprar um novo carro, mas optou pelos leilões por saber que o preço seria mais baixo do que os estipulados em concessionárias.

Desse modo, deu início a uma série de pesquisas no Google e achou um site com o valor atraente onde fez seu cadastro.  

Estevão explicou que a página parecia 100% segura e confiável. Havia serviço de localização, exibição do local onde os carros estariam guardados e até mesmo vínculo com uma página da Receita Federal. Desse modo, ele efetuou sua compra e foi surpreendido negativamente.  

— A página era perfeitamente construída, o layout era bem trabalhado e a mecânica, perfeita. Dentro da mesma, tinha até um link para o Google Street View, que te permitia ver o suposto pátio de veículos deles. Para dar os lances você tinha até que enviar sua ID, frente e verso por email. Quando arrematei o carro, alegadamente do banco PAN, eles me mandaram as instruções de pagamento, um termo de arrematação e um link, para uma página falsa da Receita Federal, que mostrava que o CNPJ era idôneoPor fim, o pagamento era feito à vista, como em todos os leilões e o dinheiro transferido para o suposto representante financeiro autorizado pela empresa, provavelmente um dos golpistas — explicou. 

Ao solicitar a documentação do automóvel, Estevão não obteve retorno da empresa. Nisso, deu início a uma série de tentativas de contato e foi quando, por busca também na internet, viu queixas contra o site percebendo que teria caído em um golpe.  

— Naquele momento fiquei sem chão e já sabia que tinha sido vítima de golpe. Me certifiquei quando descobri que a garagem que eles diziam que eram deles pertencia a outra empresa, na verdade — lembra. 

Até o momento ele não teve um retorno legal e está tentando negociar com o Santander, seu banco onde fez a transferência, para obter o reembolso. 

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile