O processo de aprendizado da educação financeira se torna bastante importante ao longo da vida. Ao se adquirir esses conhecimentos, a pessoa poderá gerir melhor o dinheiro e evitar possíveis transtornos e dívidas. Por conta disso, quanto antes aprender, mais fácil será de reproduzir na fase adulta.
Sendo assim, os pais podem aproveitar a celebração do Dia das Crianças como uma forma de educar os filhos financeiramente. Há algumas maneiras de tornar o processo mais prático. Confira.
Ensine por meio da mesada
Esta forma poderá fazer com que os filhos tenham que aprender a controlar o dinheiro que os pais distribuem. Os valores podem ser dados semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.
A quantia paga pode ser de acordo com metas pré-estabelecidas, como notas boas na escola e obediência dentro de casa. Com o tempo, as crianças terão mais noção de que precisarão saber controlar esse orçamento para adquirir as coisas que desejam.
Uma forma prática para as crianças assimilarem o fluxo de dinheiro recebido e gasto é por meio de anotações ao fim do mês. Mesmo que o dinheiro seja gasto em algo aparentemente supérfluo, busque somente aconselhar e esperar que o resultado futuro ensine o menor a investir em outras coisas.
Mostre a importância de guardar dinheiro
Outra medida importante seria de demonstrar a importância de se economizar para adquirir algo maior futuramente. Um dos métodos disponíveis é o uso de um cofrinho. Dessa forma, os pais poderão estimular os menores a deixarem uma parcela do dinheiro para gastos no longo prazo.
Este método fará com que as crianças se tornem adolescentes e adultos menos imediatistas no consumo. Por exemplo, se elas desejarem comprar um brinquedo de R$ 60,00 no final do ano, os responsáveis podem aconselhar a guardar R$ 5,00 todo mês, desde o início do ano.
Demonstre como as contas mensais são pagas
Outra forma bastante prática é indicar aos menores como são feitas as cobranças, como a de água, internet, luz, entre outros. Logo após, explique como que a família precisará organizar os gastos para conseguir pagar todas as contas.
Sendo assim, as crianças terão maior contato com o orçamento da família e aprenderão que o dinheiro precisa ser controlado de forma regular para não causar dívidas.