Dia das crianças: Como escolher o MELHOR investimento financeiro para o seu filho? 

O investimento financeiro para crianças tem se tornado uma tendência com o passar dos anos. Cada vez mais os pais estão poupando para garantir uma reserva para os filhos no futuro. Mas qual é a melhor hora para começar a investir? Como escolher o investimento mais adequado?. 

Dia das crianças: Como escolher o MELHOR investimento financeiro para o seu filho? 
Dia das crianças: Como escolher o MELHOR investimento financeiro para o seu filho? (Imagem: Google)

O especialista em educação financeira Lucas Rufino, que tem uma filha de dois anos, já iniciou o investimento da pequena.

Rufino reuniu uma série de dicas de como você pode fazer o mesmo pelo seu pequeno, mesmo que não tenha muito dinheiro disponível.

Qual o melhor tipo de investimento que posso fazer para o meu filho?

Devido ao maior de tempo de retorno que as crianças terão, o ideal é investir 100% em ações ou fundos de gestão passava. Diferente dos adultos que devem priorizar investimentos com menor liquidez, mas maior segurança.

Quando devo começar a investir para meu filho?

Não há um período certo. Desde o início da criança já é possível e recomendado começar a investir. Abrindo uma conta em uma corretora e fazendo a compra das primeiras ações.

Para isso será preciso emitir o documento de identificação do pequeno, como o RG. O número de CPF já é gerado na própria certidão de nascimento.

Quanto devo investir por mês?

“Para comprar ações, ETFs e tudo mais, com R$ 10, 20 ou 30 reais já é possível. Então, não existe isso de um investimento mínimo. Claro que, quanto mais você investir, mais rápido você vai conseguir ter um resultado satisfatório. Por exemplo, investindo 300 reais por mês, durante 20 anos, a uma taxa de 0,8% ao mês, você consegue mais de 200 mil reais. Se seu filho resolver não mexer nesse dinheiro, mas também não investir mais, em 10 anos ele terá 500 mil reais. Ou seja, ele vai chegar aos 30 com meio milhão no bolso”, explica Rufino.

Planilha para cálculos

O especialista ainda disponibiliza uma planilha de juros compostos. A planilha ajuda as pessoas a calcularem o quanto precisam investir por mês para alcançar os objetivos. O download da planilha pode ser feito gratuitamente neste site. É possível fazer cálculo de qualquer tipo de investimento pela planilha. 

Educação financeira para crianças

A educação financeira das crianças e dos adolescentes é um passo importante que está sendo tomado cada vez por mais famílias.

Para ajudar com esse processo, os bancos Next e Inter lançaram, cada um, uma conta kids digital voltada diretamente para esse público. 

No banco Inter, os titulares podem estender os benefícios de suas contas para seus filhos ou menores sob sua guarda. 

No pacote de benefícios da conta Kids está incluso uma conta individual para o menor, acesso à plataforma de investimento do Banco Inter e titularidade do cartão de débito. Facilitando assim o processo de ensinar aos pequenos sobre educação financeira.

No Next, o foco está na educação financeira para jovens de até 17 anos. O serviço, chamado de NextJoy, é gratuito e oferece um cartão de débito físico e digital. Além disso, possui um aplicativo tematizado com personagens da Disney.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA