Saiba como aproveitar o Dia das Crianças para abordar educação financeira com os filhos

O processo de aprendizado da educação financeira se torna bastante importante ao longo da vida. Ao se adquirir esses conhecimentos, a pessoa poderá gerir melhor o dinheiro e evitar possíveis transtornos e dívidas. Por conta disso, quanto antes aprender, mais fácil será de reproduzir na fase adulta.

Descubra formas para abordar educação financeira com os filhos
Descubra formas para abordar educação financeira com os filhos (Imagem: Reprodução/Google)

Sendo assim, os pais podem aproveitar a celebração do Dia das Crianças como uma forma de educar os filhos financeiramente. Há algumas maneiras de tornar o processo mais prático. Confira.

Ensine por meio da mesada

Esta forma poderá fazer com que os filhos tenham que aprender a controlar o dinheiro que os pais distribuem. Os valores podem ser dados semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.

A quantia paga pode ser de acordo com metas pré-estabelecidas, como notas boas na escola e obediência dentro de casa. Com o tempo, as crianças terão mais noção de que precisarão saber controlar esse orçamento para adquirir as coisas que desejam.

Uma forma prática para as crianças assimilarem o fluxo de dinheiro recebido e gasto é por meio de anotações ao fim do mês. Mesmo que o dinheiro seja gasto em algo aparentemente supérfluo, busque somente aconselhar e esperar que o resultado futuro ensine o menor a investir em outras coisas.

Mostre a importância de guardar dinheiro

Outra medida importante seria de demonstrar a importância de se economizar para adquirir algo maior futuramente. Um dos métodos disponíveis é o uso de um cofrinho. Dessa forma, os pais poderão estimular os menores a deixarem uma parcela do dinheiro para gastos no longo prazo.

Este método fará com que as crianças se tornem adolescentes e adultos menos imediatistas no consumo. Por exemplo, se elas desejarem comprar um brinquedo de R$ 60,00 no final do ano, os responsáveis podem aconselhar a guardar R$ 5,00 todo mês, desde o início do ano.

Demonstre como as contas mensais são pagas

Outra forma bastante prática é indicar aos menores como são feitas as cobranças, como a de água, internet, luz, entre outros. Logo após, explique como que a família precisará organizar os gastos para conseguir pagar todas as contas.

Sendo assim, as crianças terão maior contato com o orçamento da família e aprenderão que o dinheiro precisa ser controlado de forma regular para não causar dívidas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.