Poupar para REALIZAR aquele SONHO: Um guia de planejamento financeiro

A economia de dinheiro é muito importante para alcançar diversos objetivos. Seja para uma viagem, para construção de uma casa ou até mesmo para se aposentar mais cedo, poupar dinheiro é um passo importante para ter segurança. Confira a seguir algumas dicas para conseguir poupar e desenvolver um bom planejamento financeiro.

Planejamento financeiro: Guia completo para VOCÊ começar a poupar dinheiro 
Planejamento financeiro: Guia completo para VOCÊ começar a poupar dinheiro (Foto: Pixabay)

Para começar a poupar dinheiro, você precisa criar um controle financeiro pessoal. É preciso organizar todos os valores em um sistema que você consiga visualizá-lo de maneira clara. 

É preciso calcular quanto você ganha mensalmente, ou seja, sua renda líquida. Para isso, some todas as suas fontes de renda

Estabeleça um controle de quais são suas contas mensais. Anote os valores e cada uma das contas em uma lista. 

Também faça uma lista de todos os gastos. Caso tenha comprado no débito, no crédito ou no dinheiro, faça anotações de cada uma das compras.

Feito isso, você conseguirá visualizar melhor os gastos e estabelecer a melhor estratégia para poupar dinheiro. 

Agora, é hora de comparar a diferença entre os valores. Subtraia o valor dos seus ganhos pelo valor dos seus gastos, caso sobre algum valor, esse é o dinheiro que pode ser poupado. 

Planejamento financeiro: Como poupar dinheiro?

O primeiro passo para realizar a poupança de dinheiro é investir em uma reserva de emergência.

Esse valor é aquele que você não sabe quando vai precisar usar, mas que vai estar disponível para alguma emergência ou imprevisto. É importante que o acesso a esse valor emergencial seja fácil, ou seja, os investimentos de renda fixa são os mais aconselhados. 

Com sua reserva de emergência feita, é hora de pensar em investir. Para quem está começando a guardar dinheiro agora, os investimentos em renda fixa são os mais aconselhados por conta do baixo risco, fácil acesso e previsões de rendimento que são mais exatas. 

Poupar o dinheiro é planejar, controlar e ter foco nos objetivos futuros. Reservar os valores que estão sobrando da renda mensal é um passo importante.

Para quem está endividado e quer economizar, as principais dicas são:

  • Fugir de juros altos (como cheque especial)
  • Evitar o acúmulo de dívidas no cartão de crédito
  • Não realizar as compras por impulso
  • Criar uma lista com todos os gastos mensais, incluindo um valor disponível para lazer e coisas supérfluas
  • Esperar (se possível) uma dívida ser concluída para iniciar outra
  • Trocar datas de vencimentos das contas para 5 ou 10 dias após o recebimento do salário
  • Guardar uma quantia de reserva em alguma conta bancária que não seja muito movimentada (R$20,00 já pode ser um ótimo começo!)

Os pequenos passos para controlar os gastos desnecessários fazem com que seja mais fácil quitar as dívidas. Com isso, será menos complicado poupar!

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!