Tesouro Selic negativo ameaça reserva de emergência dos investidores?

Para quem tem o interesse em uma reserva de emergência, já deve ter percebido que, com os juros de 2% ao ano, as aplicações recomendadas estão cada vez mais registrando retornos menores. Alguns até negativos. Aliás, o Tesouro Selic tem registrado uma queda de 0,32%. Sendo assim: isso é uma ameaça para os investidores?

Veja impactos do corte da taxa Selic na Bolsa de Valores e dólar
Tesouro Selic negativo ameaça reserva de emergência dos investidores?(Imagem: Reprodução Google)

Por conta da maior necessidade de financiamento por parte do governo, e em um momento de juros baixos, não é incomum encontrar o Tesouro Selic negativo. Isso porque os títulos sofrem marcação a mercado, conforme apontam os analistas da Exame Research Renato Mimica e Juliana Machado.

Desse modo, os investidores que vender títulos antes do prazo de vencimento podem sofrer prejuízos financeiros. Aliás, àqueles que mantiverem o título até a data estipulada de vencimento, poderão ter uma rentabilidade que chegue a um valor adicional da Selic. 

Porém, os investidores que pretendem vender, precisam prestar atenção. Pois, no momento, muitos só estão aceitando comprar títulos por um prêmio maior. De acordo com o portal Exame, isso quer dizer que os investidores só aceitam um valor de face mais baixo. O que acontece, também, com os fundos DI. 

Então, em que investir?

O que acontece é que as mais diversas alternativas existentes, tais como Tesouro Selic, Fundos DI, poupança e entre outros, forem efeitos da marcação de mercado. De acordo com a Exame, apesar das promessas relacionadas a 100% do CDI, as contas de banco podem comprar o Tesouro Selic, utilizando assim o dinheiro aplicado. 

Desse modo, o melhor seria que os clientes ficassem de olho nas regras dos bancos digitais, a fim de ficar por dentro sobre onde os valores estão sendo aplicados

Em contrapartida, a poupança já não é a melhor opção para quem deseja montar uma reserva de emergência. Isso porque, devido ao cenário atual do mercado, a rentabilidade é de apenas 70% da taxa da Selic. 

Ademais, também é contra indicado por conta do risco de crédito da instituição financeira ao qual está aplicado. Além disso, também falta a liquidez na aplicação, para que assim possa ser indicada para a reserva.

Desse modo, os analistas recomendam para os investidores que os fundos DI, que possuem taxa zero de administração para realizar a reserva de emergência,, conforme aponta a Exame.

Aliás, este caso é indicado para os valores de aplicação superiores a R$10 mil. Sendo assim um valor menor a este, o interessante é aproveitar para investir em um fundo com taxa zero. Ou aplicar diretamente no Tesouro Selic.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!