Universidades devem NEGAR retorno das aulas presenciais em São Paulo

Apenas 1 em cada 10 Universidades de São Paulo deve retornar as aulas presenciais em outubro. O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior – SEMESP, afirma que essas atividades não deveriam retornar agora.

Universidades devem NEGAR retorno das aulas presenciais em São Paulo. Imagem/Reprodução Google
Universidades devem NEGAR retorno das aulas presenciais em São Paulo (Imagem: Reprodução/Google)

A prefeitura de São Paulo autorizou na última semana o retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino superior. Mas, o SEMESP acredita que nesse momento apenas aquelas atividades impossíveis de serem realizadas online devem ser retomadas.

Orientações do SEMESP

O Sindicato orienta que as instituições de ensino superior retomem, nesse momento, apenas aquelas atividades que o ensino remoto não contempla, ou seja, as aulas práticas e de laboratório.

“ A maioria das instituições só deverá retomar as aulas práticas, sobretudo nas áreas de saúde e engenharias”, disse o SEMESP.

Muitos alunos sentiram negativamente os reflexos das aulas remotas, pois eles não têm a disponibilidade de bibliotecas ou laboratórios de forma virtual. Precisam de fato estar na instituição para terem acesso a esses recursos.

SEMESP e o ano letivo

O SEMESP defende que a melhor decisão a ser tomada seria esperar mais um pouco e, no fim do ano, reunir para decidir o calendário letivo de 2021.

Melhor seria planejarmos esse final de ano, deixarmos esse final de ano pronto para que o ano de 2021 as aulas reiniciem corretamente, dentro dos seus planejamentos e dentro dos seus conteúdos programáticos”, disse o presidente do SEMESP.

Posição das Universidades

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) já anunciou que continuará com o trabalho remoto durante o restante desse ano.

“ os dados da pandemia não realizar um retorno seguro. Para seguir as regras seria necessário triplicar o número de salas de aula adquirir equipamentos e mudar sistemas inteiros de ventilação”, disse Soraya Smaili, reitora da Unifesp.

A Universidade de São Paulo (USP) afirmou que suas aulas continuarão remotas, mas que os laboratórios e algumas outras dependências da instituição estarão abertas para uso dos alunos.

Instituições como a Faculdade Armando Alvares (FAAP), Pontifica Universidade Católica (PUC-SP), Mackenzie, Anhembi Morumbi e outras, estão ainda analisando se retornam suas atividades nesse momento ou adiam essa ação.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile