Ideb: Brasil volta a FALHAR no desempenho para o ensino médio

O Índice do desenvolvimento da educação básica (Ideb) mostrou a persistência de falhas nos anos finais de ensino. O Brasil atingiu as metas para as séries iniciais do ensino fundamental, porém no ensino médio o desempenho foi negativo e não atingiu a meta estabelecida.

Ideb: Brasil volta a FALHAR no desempenho para o ensino médio
Ideb: Brasil volta a FALHAR no desempenho para o ensino médio (Imagem: Reprodução/Google)

O Ideb de 2019 foi divulgado na terça-feira (15), e os dados mostraram que a aprendizagem e a aprovação diminuem com o avanço do estudante no processo de ensino.

A pesquisa é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

A avaliação tem como base o desempenho dos alunos em português e matemática, tendo como referência para pontuação uma escala de 0 a 10.

A meta brasileira é chegar a 6 na média geral, nas três etapas de ensino, tanto para as escolas da rede pública como nas particulares.

Cada etapa de ensino tem um prazo diferente para atingir a média, sendo até 2021 para os anos iniciais do ensino fundamental, até 2025 para os anos finais e até 2028 para o ensino médio. A cada dois anos o MEC estabelece metas intermediárias, com o intuito de chegar à meta final no prazo estabelecido.

Segundo os dados, os alunos brasileiros dos primeiros anos do ensino fundamental (educação infantil até o 5º ano) ultrapassaram a meta proposta pela sétima vez consecutiva. Esse crescimento vem acontecendo desde 2007.

Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) o cenário muda e, pela quarta vez seguida, não se é atingido o mínimo estabelecido. O ensino médio por sua vez ficou bem longe do que foi proposto.

Os anos iniciais tinham a meta de 5,7, porém conseguiram passar e atingir 5,9. Os anos finais do fundamental deveriam atingir 5,2, porém ficaram abaixo do esperado, com 4,9.

O ensino médio conseguiu ter resultados ainda piores, já que a expectativa era de 5,0 e o resultado foi de 4,2.

Etapa de ensino Meta Resultado
Anos iniciais do Ensino Fundamental 5,7 5,9
Anos finais do Ensino Fundamental 5,2 4,9
Ensino Médio 5,0 4,2

Ideb nas escolas particulares

As escolas da rede privada também não atingiram as metas estabelecidas:

Etapa de ensino Meta Resultado
Anos iniciais do Ensino Fundamental 7,4 7,1
Anos finais do Ensino Fundamental 7,1 6,4
Ensino Médio 6,8 6

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.