MEC confirma prova do Revalida para dezembro de 2020

Com edital já publicado no Diário Oficial da União – D.O.U., Revalida deve acontecer em dezembro desse ano. O exame, que deveria ser realizado todos os anos, acontece após um longo período de três anos sem que o Governo Federal realizasse uma nova edição.

MEC confirma prova do Revalida para dezembro de 2020
MEC confirma prova do Revalida para dezembro de 2020 (Imagem/Reprodução Google)

A informação foi confirmada pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro, em seu Twitter.

“O edital do Revalida 2020 está publicado hoje pelo Inep no D.O.U. A prova será aplicada no dia 6 de dezembro e o prazo para inscrição na primeira etapa será entre os dias 21 de setembro e 2 de outubro”.

O Revalida

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior é voltado para pessoa que residam aqui no Brasil, seja brasileiro ou estrangeiro, e que tenham conquistado o diploma de nível superior em Medicina em instituições reconhecidas no país em que cursou.

O objetivo é conferir se os profissionais que se formaram fora do Brasil, mas pretendem atuar aqui, têm o conhecimento, habilidades e competências necessárias para atuar no Sistema Único de Saúde.

As provas aplicadas na primeira etapa são teóricas e prática e realizadas em dois momentos. No primeiro, o candidato deve responder a 100 questões objetivas no período da manhã, tendo disponível 5 horas para isso. Já no segundo, à tarde, precisa responder a 5 questões discursivas em 4 horas.

Na segunda etapa, os candidatos aprovados na primeira devem realizar o teste prático. Ele consiste na realização de 10 anamneses (entrevista realizada pelo profissional para descoberta dos sintomas do paciente).

As provas são, geralmente, aplicadas em locais previamente escolhidos e espalhados pelas 5 regiões brasileiras. Então, o candidato deve escolher em qual delas pretende revalidar seu diploma. Ele também precisa ter em mãos o diploma, pois, será preciso enviar imagens dele durante a inscrição.

A edição mais recente do exame, a de 2017, teve ao todo 7.380 inscritos, ao final do processo 393 foram aprovados.

Inscrições

Como o Ministro Milton Ribeiro afirmou, as inscrições devem ter início em 21 de setembro e vão até 2 de outubro. Elas serão virtuais, realizadas pelo Portal Revalida http://revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao/.

A participação no Exame é paga, pois visa cobrir os gastos com a realização dele, na sua última edição a taxa de inscrição foi de R$ 450.

Quer saber mais sobre Educação? Acompanhe a seção Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.