Encceja 2020: O que já se sabe sobre o concurso deste ano?

Mais uma vez a pandemia afetou a educação, isso porque, por causa da paralização das atividades ainda não se tem uma data definida para realização do Encceja em 2020. No entanto, o Inep garante que ele será realizado nesse ano.

Encceja 2020: O que já se sabe sobre o concurso deste ano?
Encceja 2020: O que já se sabe sobre o concurso deste ano?. Imagem/Reprodução Google

A previsão é de que as provas do Encceja 2020 possam acontece em dezembro de 2020.

“Como tem essa função focada para o certificado do aluno, a gente está trabalhando com previsão de dezembro, mas o edital ainda será divulgado”, disse Alexandre Lopes, presidente do Inep.

Afinal, o que é o Encceja?

É um exame aplicado pelo Governo Federal à jovens e adultos que não concluíram os estudos, mas têm o desejo de alcançar o certificado de ensino médio e fundamental.

A idade mínima para participar a certificação no ensino fundamental é de 15 anos, enquanto que para obter o certificado de conclusão do ensino médio o candidato precisa ter no mínimo 18 anos de idade.

A participação é voluntária. Os interessados devem acessar o Portal Encceja para preencher sua ficha de inscrição.

Já no portal, o estudante precisa seguir alguns passos:

  • Clique no ícone “Fazer inscrição”;
  • Cadastre seus dados, como nome completo, RG, CPF, entre outros;
  • Selecione qual certificado deseja obter, se de ensino médio ou fundamental;
  • Escolha a secretaria de educação ou o instituto federal que vai produzir o certificado ou a declaração, tente escolher a que for mais acessível a você;
  • Caso seja necessário, o candidato pode solicitar atendimento especial, incluir nome social, entre outras opções;
  • Preencha o questionário socioeconômico, ele se parece muito com o preenchido no ENEM, é o momento do Governo Federal conhecer mais sobre o público participante do exame.

O Encceja para o Ensino médio e para o fundamental tem diferença?

A resposta é sim, eles têm diferença. Além da diferença de conteúdo, pois em cada um é cobrado o conteúdo pertencente àquela etapa do ensino; o público alvo também é diferente.

O Encceja Ensino Fundamental é voltado para aquelas pessoas que tenham idade mínima de 15 anos e que não concluíram do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

Já o Encceja Ensino Médio é para aqueles que têm 18 anos ou mais e ainda não concluíram do 1º ao 3º ano do ensino médio.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.