publicidade

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) vai acontecer! De acordo com Alexandre Lopes, presidente do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a prova está prevista para ocorrer em dezembro.

Encceja 2020 poderá acontecer em dezembro; entenda DETALHES da prova!
Encceja 2020 poderá acontecer em dezembro; entenda DETALHES da prova! (Imagem: Reprodução Google)
publicidade

Lopes anunciou, em entrevista coletiva realizada no dia 01 de julho, que a data oficial será publicada juntamente ao edital que, por enquanto, ainda não tem previsão de quando será divulgado

“A previsão de prova é em dezembro, mas a data ainda vai ser confirmada, e iremos à público para dizer a data oficial, com a publicação do edital”, disse em entrevista. 

O presidente do Inep ainda ponderou que a prova é diferente dos demais exames realizados pelo órgão porque depende do interesse do aluno, e não de calendários acadêmicos.

Como exemplo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). 

“O objetivo de colocar o Encceja para ainda neste ano é porque ele é diferente. O Enade, eu preciso do aluno concluindo o ensino superior. É aplicado no último semestre. Serve para avaliação do ensino superior. Assim como Enem, que está ligado com início do período letivo do ano seguinte”, destaca Lopes.

Por enquanto ainda não foi divulgado a data das inscrições. O mesmo deve ser publicado junto ao edital.

Como funciona o Encceja?

O Encceja é um exame nacional, que ocorre anualmente. O objetivo é promover a certificação de ensino fundamental e médio à pessoas que não puderam frequentar regularmente as escolas e não conseguiram concluir os estudos, mas que desejam obter uma certificação. 

A prova foi criada em 2002, e é voltado para jovens e adultos que residem tanto no Brasil quanto no exterior.

Além de pessoas que estão privadas de liberdade. Em todos esses casos, a inscrição e participação na prova é voluntária e gratuita. 

Para conseguir a certificação do ensino fundamental, a pessoa precisa ter a partir dos 15 anos completos.

Já para quem tem o desejo de conseguir a certificação para ensino médio, é preciso ter 18 anos ou mais. As inscrições são realizadas no portal do Inep

Prova e certificação

Para conseguir o certificado, seja do ensino fundamental ou médio, é preciso que o estudante atinja uma pontuação mínima de 100 pontos em cada disciplina. O valor máximo é de 200 pontos em cada área. 

A realização do prova é dividida em dois turnos: matutino (com 30 questões) e vespertino (também com 30 questões).

Para a certificação do ensino fundamental, caem as disciplinas de ciências naturais e matemática (pela manhã). Além de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história, geografia e redação (a tarde).

Já a prova de certificação do ensino médio, caem ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias (no período matutino).

Logo após, linguagens e códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias (período vespertino). 

Mariana Cristina Rocha dos Santos é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui experiência em comunicação interna e externa no Teatro Carlos Gomes, espaço histórico-cultural capixaba. Além de produção para televisão, com pautas para programa de entretenimento, chamadas televisivas, spot para rádios e mídias sociais na TV Gazeta (afiliada à Rede Globo). Atualmente dedica-se a redação portal FDR.