Encceja 2020: Prova, Inscrições, Calendário e TUDO o que você precisa para participar

PONTOS CHAVES

  • O Encceja é um exame para ajudar os jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental e médio
  • A prova é realizada apenas uma vez no ano, gratuita e voluntária
  • Neste ano ainda não se sabe quando a prova será realizada por conta do coronavírus. 

Para que possamos avaliar a educação básica do país, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza exames que ajudam a certificar sobre os saberes que foram adquiridos nos ambientes escolares. Uma dessas avaliações é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Encceja 2020: Prova, Inscrições, Calendário e TUDO o que você precisa para participar
Encceja 2020: Prova, Inscrições, Calendário e TUDO o que você precisa para participar (Imagem: Google)

O exame é aplicado todos os anos para os jovens e adultos que não terminaram o ensino básico e médio. Ao realizá-lo o candidato pode receber o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. A participação no exame é voluntária e gratuita. 

publicidade

A prova é única, e desde o ano de 2017 está sendo aplicada com essa finalidade, de aumentar o grau de escolaridade de uma série de brasileiros que por algum motivo precisaram abandonar seus estudos. 

Para aqueles que vão prestar a prova pensando no certificado do ensino fundamental, é preciso ter 15 anos completos na data de realização do exame.

Para a certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

publicidade

Prova do Encceja

O exame possuí provas estruturadas de acordo com o ano de conclusão pretendido pelo candidato. Para o ensino fundamental as exigências são:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para prestar a prova os candidatos podem se preparar para o exame, para isso o Inep disponibiliza em sua página na internet o material didático pedagógico de apoio aos participantes e professores. Composto por um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores, e oito volumes de orientações para o estudante (quatro para o ensino fundamental e quatro para o ensino médio).

publicidade

Como se inscrever na prova?

A inscrição do Encceja é realizada por meio do portal do participante no Inep. Para realizá-la é necessário:

  • Acessar o site oficial do Encceja e vá até a página de inscrição.
  • Informar seu CPF e data de nascimento. 
  • Em seguida, informe seus dados pessoais.
  • Informe se você precisa de atendimento especializado.
  • Depois você deve informar o tipo de certificação que deseja obter, a cidade onde deseja realizar a prova e qual instituição deverá emitir o seu certificado.
  • Em seguida, responda atentamente ao questionário socioeconômico.
  • Informe um endereço de e-mail e número de telefone válidos para contato.
  • Crie uma senha para acessar o sistema.

Aqueles que já tenham feito o exame em outros anos e não obtiveram média para aprovação, podem realizar a inscrição novamente.

Qual a nota necessária do Encceja 2020?

Para conseguir o certificado do ensino fundamental ou médio, é preciso que o estudante alcance a nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas. E na redação a nota mínima que deve ser alcançada é de 5 pontos.

Aqueles que não forem aprovados nas provas objetivas podem aproveitar o resultado do exame no próximo ano. 

Já que o exame emite dois tipos de certificação:

  • Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou Ensino Médio: emitido para os candidatos aprovados em todas as provas e na redação.
  • Declaração Parcial de Proficiência: emitida para o candidato aprovado em até três provas objetivas.

Datas do Encceja 2020 ainda não foram divulgadas

Neste ano, mesmo com a pandemia causada pelo coronavírus, o MEC confirmou a realização da prova. Inicialmente, a data inicial era no mês de agosto.

A informação foi anunciada por Alexandre Lopes, presidente do INEP, órgão responsável pela prova. 

Em entrevista ele disse que será é preciso observar a situação do país nos próximos meses com relação ao coronavírus, para assim conseguir marcar a data da prova.

“Em relação ao Encceja, sim, nós vamos fazer o Encceja este ano. Está tudo pronto para fazer o Encceja. O que nós estamos vendo, exatamente, é que, por exemplo, o Enem é realizado no fim do ano, mas o Encceja é feito ali em agosto ou setembro. E a gente tem que ver as questões sanitárias para saber quando nós vamos aplicar a prova”, disse Lopes.

Segundo o presidente, o Encceja possui grande número de inscrições, mas na última edição mais da metade dos inscritos deixaram de fazer a prova. 

Essas faltas equivalem a uma média de R$100 milhões de gastos públicos perdidos. Já que as provas que são impressas vão para o lixo depois.

Se comparada com o número de inscrições do ano de 2018, houve um aumento de 75% nas inscrições em 2019, o que representa 2.973.375 inscrições.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 6

Encceja 2020: Prova, Inscrições, Calendário e TUDO o que você precisa para participar

Jheniffer FreitasJheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.