Cronograma do ENCCEJA 2020 será divulgado em breve; saiba como a prova funciona!

O Ministério da Educação (MEC) confirmou a realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja 2020, mas ainda não divulgou os prazos. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o cronograma está em desenvolvimento e será anunciado em breve.

Cronograma do ENCCEJA 2020 será divulgado em breve; saiba como a prova funciona!
Cronograma do ENCCEJA 2020 será divulgado em breve; saiba como a prova funciona! (Imagem: Divulgação)

No ano passado, as inscrições foram abertas em maio e as provas foram aplicadas em agosto. Por isso, muitos participantes estão em busca de informações sobre o exame, mas o site oficial ainda não foi atualizado e continua com as datas da edição de 2019.

Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, será preciso observar a situação do coronavírus no país nos próximos meses e analisar questões sanitárias para definir a data das provas, geralmente aplicadas em agosto ou setembro, antes do Enem.

A prova do Encceja é voltado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade esperada e oferece certificação para ensino fundamental e médio. As provas são realizadas todos os anos e a participação é voluntária e gratuita. O objetivo é aumentar o grau de escolaridade dos brasileiros que precisaram abandonar os ambientes escolares.

Para a certificação de conclusão do ensino fundamental, os candidatos precisam ter, no mínimo, 15 anos. Já para a conclusão do ensino médio a idade mínima exigida é 18 anos. Aqueles que já tenham participado de edições anteriores e não obtiveram média para aprovação podem se inscrever novamente.

Como vão funcionar as provas do Encceja em 2020?

Para o ensino fundamental, a prova é composta por uma redação e questões de:

  • Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna;
  • Artes e Educação Física;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio, além da redação, há questões sobre:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Os conteúdos cobrados nas provas estão disponíveis no site do Inep como material didático pedagógico de apoio, composto por um volume introdutório, oito volumes de orientações ao estudante (quatro para cada etapa de ensino) e quatro volumes de orientações aos professores.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!