Curso pré-vestibular: Deputado sugere preparação GRATUITA aos alunos do Amazonas

O deputado estadual Roberto Cidade (PV) sugeriu a criação de um curso preparatório para vestibular gratuito para ser oferecido aos amazonenses. A ideia com o curso pré-vestibular é garantir aos estudantes dessa região a possibilidade de ingressar no ensino superior.

Curso pré-vestibular: Deputado sugere preparação GRATUITA aos alunos do Amazonas
Curso pré-vestibular: Deputado sugere preparação GRATUITA aos alunos do Amazonas (Imagem: Reprodução Google)

O deputado estadual Roberto Cidade apresentou um Projeto de Lei que visa à criação de um Curso de Pré-vestibular Gratuito destinados aos estudantes da rede pública de ensino do Amazonas.

Além disso, o intuito é que seja ofertado aos amazonenses que se encontram em situação de baixa renda, segundo o parlamentar.

“O Curso Pré-Vestibular Gratuito possibilitará aos estudantes das escolas públicas e pessoas de baixa renda, uma preparação de qualidade visando possibilitar aos cidadãos de classes econômicas menos favorecidas a concorrer às vagas nas principais instituições públicas de ensino superior”, justificou Cidade.

O projeto prevê utilizar o ambiente escolar da rede estadual de ensino para a aplicação do curso preparatório de forma presencial. Dessa maneira, as aulas seriam ministradas no turno noturno, desde que não haja atividade escolar no respetivo horário.

As vagas serão divididas entre estudantes das escolas públicas (70%) e para os demais interessados (30%) que comprovem estar em situação de baixa renda. O curso é destinado para o público que está na preparação para prestar vestibular.

Os professores que irão ministrar as aulas devem fazer parte da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc-AM).

Os interessados irão receber uma bolsa mensal no mesmo valor que a bolsa para aos professores do Programa Ciência na Escola da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Será a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas o órgão responsável por definir o regimento do curso, como carga horária, matérias a serem ministradas e demais regras.

Para criar e manter o curso o deputado sugere que os recursos venham do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam).

“Sugerimos que os recursos sejam do Padeam ou por outra Secretaria do Poder Executivo Estadual que disponha de recursos para fomentar projetos educacionais direcionados a pessoas de baixa renda”, afirmou o parlamentar.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.