Prouni 2020.2: Como vão funcionar as seletivas para as vagas remanescentes?

Atenção estudantes, novas inscrições estão abertas para quem deseja ingressar na universidade. O Programa Universidade para Todos (Prouni) deu início as inscrições para seu processo seletivo de bolsas remanescentes. Ao todo, estão sendo ofertadas 90 mil vagas para os jovens de baixa renda que tenham realizado a última edição do Enem. Os interessados devem se cadastrar até o dia 30 de setembro, pela internet.   

Prouni 2020.2: Como vão funcionar as seletivas para as vagas remanescentes?
Prouni 2020.2: Como vão funcionar as seletivas para as vagas remanescentes? (Imagem: Google)

A seleção de bolsas remanescentes do Prouni diz respeito as vagas que não foram ocupadas na última chamada deste ano. Para poder se candidatar, é preciso estar enquadrado nas faixas de renda estipuladas pelo Ministério da Educação e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio.  

Processo de inscrição 

Nessa etapa, serão convocados 90 mil alunos que ganharão bolsas em cursos do ensino superior nos mais variados centros universitários privados. Para se inscrever, é preciso acessar a página do Prouni e preencher o formulário apresentado.  

O aluno deve informar o curso que deseja cursar e seu endereço. Dessa forma, precisará ficar atento as faculdades parceiras e escolher entre elas o local onde desejará tentar a candidatura. O resultado deverá ser divulgado até o fim do ano e as aulas serão iniciadas em 2021. 

Sobre o Prouni  

Trata-se de um programa educacional, desenvolvido no governo Lula, com o objetivo de inserir os estudantes de baixa renda em centros de ensino superior.

O projeto concede bolsas de 50% e até 100% para aqueles que obterem um bom resultado nas avaliações dos vestibulares e se enquadrem nas normas de renda.  

Para poder ser um candidato é preciso:  

  • Não tiver diploma de nível superior. 
  • Tiver feito o Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.  
  • Tiver renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa para concorrer a uma bolsa integral e de até 3 salários mínimos por pessoa para concorrer a uma bolsa parcial.  

É preciso ainda se enquadrar nas seguintes realidades: 

  • Ter feito o ensino médio em escola da rede pública.  
  • Ter feito o ensino médio em escola da rede privada com bolsa de estudos integral da própria escola. 
  • Ser pessoa com deficiência. 
  • Ser professor efetivo da rede pública de educação básica. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.