Prouni 2020: Quem pode se inscrever nas vagas remanescentes?

O MEC está oferecendo cerca de 90 mil vagas remanescentes, ou seja, aquelas que não foram preenchidas nas chamadas regulares do Prouni. O início das inscrições está próximo e você precisa saber como vai ser o processo.

Prouni 2020: Quem pode se inscrever nas vagas remanescentes?
Prouni 2020: Quem pode se inscrever nas vagas remanescentes? (Imagem: Google)

Com Edital recém-publicado, o MEC está oferendo, pelo Prouni, bolsas de até 100% em todo o Brasil. Os interessados terão de 15 a 30 de setembro para se inscrever, de forma totalmente gratuita, pelo site do programa.

Prouni

O Programa Universidade Para Todos é uma porta de entrada no ensino superior em instituições de graduação particulares. As bolsas dão parciais (50%) ou integrais (100%).

Para ter acesso ao programa é preciso que a renda familiar seja de até 1,5 salário mínimo por pessoa, para as integrais. Ou, três salários mínimos por pessoa para as bolsas parciais.

Perfil do candidato

Na publicação do Diário Oficial o perfil do candidato fica bem claro, as vagas são destinadas a:

  • Professor efetivo da rede pública de ensino e que faça parte do quadro permanente de pessoal.
  • Candidato que tenha participado de uma das edições anteriores do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, nas edições a partir de 2010. Que não tenha zerado a redação e tenha alcançado desempenho superior a 450.

E, quem não pode participar?

São duas as situações em que o candidato fica fora do processo:

  • Se ele possuir Termo de Concessão de Bolsa com o Prouni, por meio da chamada regular, para o segundo semestre letivo de 2020.
  • Caso o aluno tenha Termo de Concessão de Bolsa, das vagas remanescentes, para o segundo semestre letivo de 2020.

Ou seja, aqueles alunos que já estão com suas bolsas para o segundo semestre de 2020 garantidas pelo Prouni, que já estão cursando, ficam fora dessa seleção.

O Prouni também aceitará inscrição de candidatos que já estejam matriculados em uma Instituição Superior. Nesse caso, o curso escolhido deve ser afim ao que ele já cursa e ele pode fazer a transferência da bolsa.

Inscrições

Para realizar a inscrição o candidato precisa acessar o Site do Programa Universidade Para Todos. O prazo começa já na próxima semana, dia 15 de setembro.

A inscrição não garante a vaga ao candidato, apenas assegura que ele está participando do processo seletivo das bolsas remanescentes.

O estudante terá o prazo de 2 dias após realizar a inscrição para comprovar, diretamente à Instituição em que pretende cursar, as informações por ele prestadas.

Para maiores informações sobre Processos Seletivos, Prouni e mais, acompanhe a seção Carreiras do Portal FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.