Enem 2021: Governo divulga NOVO método para avaliação dos estudantes

Na última terça-feira (15), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Alexandre Lopes, anunciou que o Enem 2021 terá a opção seriada. A nova forma de avaliação avaliará os estudantes em provas anuais nos três anos do ensino médio.

Enem 2021: Governo divulga NOVO método para avaliação dos estudantes
Enem 2021: Governo divulga NOVO método para avaliação dos estudantes (Imagem: Montagem/FDR)

O Enem 2021 será seriado, assim como já acontece em alguns vestibulares. Para realizar as provas será implantado um novo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) no mesmo ano que aplicará uma prova em cada série do ensino médio.

O Saeb, atualmente, só é aplicado nos últimos anos de cada etapa escolar, sendo o 5º e 9º do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, avaliando apenas as áreas de língua portuguesa e matemática.

A nova proposta para o Enem seriado será aplicar uma prova do Saeb que contemple todas as áreas do conhecimento. A implantação da medida acontecerá de forma gradual, sendo para o 1º ano do ensino médio em 2021.

O presidente do Inep ainda informou que a ideia é incluir a avaliação para o ensino fundamental a partir de 2022.

Porém, ainda está sendo analisados, junto ao Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), quais anos farão parte da avaliação anual.

“Estamos construindo juntos essa nova avaliação. Ela não está sendo afetada pela pandemia em relação ao seu conteúdo. Mas o seu plano de implementação está sendo feito em conjunto. A gente começa ano que vem, e entendemos que ao longo do tempo podemos fazer ajustes nas matrizes, até observando a implementação do novo ensino médio nas redes estaduais”, disse Lopes.

Segundo Alexandre Lopes, “Os jovens brasileiros vão ter mais uma oportunidade de ingressar no ensino superior. Além do Enem, vamos apresentar no ano que vem o Enem seriado”. Dessa maneira, já serão garantidas ao estudante brasileiro duas possibilidades de conseguir uma vaga na universidade.

Outra vantagem, segundo Lopes, “O aluno vai poder fazer a prova do Saeb na sua escola, e com isso eles vão concorrer a vagas no Brasil inteiro, assim como é feito no Enem”. A expectativa é que ela seja aplicada no mês de outubro de 2021.

O Enem seriado não substituirá o Enem tradicional, pois esse continuará a existir, sendo voltado para os estudantes que já concluíram o ensino médio e querem ingressar no ensino superior. Porém, em 2024 as vagas serão distintas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.