Atenção, motoristas capixabas! O Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) realizou algumas mudanças no processo de emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) anual de veículos. Agora o proprietário do carro ou da moto terá que fazer a emissão do documento no portal do Detran.
De acordo com o Detran capixaba, os documentos não são mais enviados para o endereço dos motoristas no estado desde 18 de março. Inclusive, o licenciamento já não é mais enviado em muitos estados do país.
Caso queira ter o documento físico, o motorista pode imprimir em uma folha sulfite comum, no tamanho A4. “O cidadão pode imprimir diretamente do próprio computador. A segurança é dada por um QR Code que carrega todas as informações sobre o veículo”, explica Givaldo Vieira, diretor do Detran-ES.
Por outro lado, o usuário pode ainda optar pelo licenciamento digital pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O app está disponível para celulares nos sistemas Android e iOS.
“Você baixa, faz um rápido cadastro e pode ter a habilitação ou o documento do veículo. É igualmente válido à versão em papel”, garantiu o diretor do Detran-ES.
Como emitir o licenciamento no site do Detran-ES?
Para fazer a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo é necessário estar com os seguintes documentos:
- Placa do veículo;
- Número do Renavam (Registro Nacional de Veículo);
- CPF ou CNPJ;
- Número e código de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo), ou seja, o Recibo de compra e venda do veículo.
Com esses documentos em mãos siga as orientações abaixo:
- Acesse o site do Detran do Espírito Santo;
- Clique no Menu “Veículos”;
- Selecione a opção “CRLV Eletrônico”;
- Faça o login no “Acesso Cidadão” disponibilizando CPF ou CNPJ e a senha de acesso;
- Preencha os campos solicitados, como placa, Renavam, CPF ou CNPJ, número do CRV e o código de segurança do CRV;
- Clique em “Consultar”;
- Clique para baixar o CRLV-E;
- Faça a impressão do documento arquivado no seu computador ou apresente de forma digital sempre que for conduzir.
Como usar o CRLV-E no aplicativo Carteira Digital de Trânsito?
Para usar a opção do aplicativo Carteira Digital de Trânsito é necessário que o condutor tenha a Carteira Nacional de Trânsito (CNH) com QR Code e faça os seguintes passos:
- Efetuar o cadastro Portal de Serviços do DENATRAN;
- Criar um login e senha;
- Ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado;
Caso seja pedido o certificado digital, o motorista deverá encaminhar um e-mail para o e-mail: cnhdigitales@detran.es.gov.br, informando o número de telefone, com DDD 27 ou 28, o endereço de e-mail cadastrado no portal e uma cópia anexa da última CNH impressa.
- Instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no smartphone;
- Inserir as informações solicitadas pelo próprio aplicativo e gerar a “Chave de Acesso” com 4 dígitos (PIN);
- Adicionar a CNH Digital no aplicativo.
Segurança com o documento digital
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito.
O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria.
A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito.