CNH e CRLV digital: Veja como baixar sistema disponível em todo Brasil

PONTOS CHAVES

  • O Brasil está com o CRLV e a CNH digital disponível para todos os estados
  • No aplicativo Carteira Digital é possível ter acesso aos dois documentos que podem ser salvos em PDF
  • Os prazos de vencimentos dos documentos estão suspensos até que o período de pandemia acabe

Já está disponível em todo o país, a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e também a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Hoje já são 6,86 milhões de CNH eletrônicas. Saiba aqui como baixar o aplicativo.

CNH e CRLV digital: Veja como baixar sistema disponível em todo Brasil
CNH e CRLV digital: Veja como baixar sistema disponível em todo Brasil (Foto:Google)

O aplicativo foi criado pela Serpro, a maior empresa pública de tecnologia da informação no mundo todo. Ele permite que seja salva a CNH Digital e o CRLV digital no celular do motorista.

De acordo com o último balanço divulgado, existem 4,083 certificados digitais de veículo no Brasil, que começaram a ser emitidos no fim de 2018. 

Essa versão eletrônica do CRLV tem todas as informações do documento impresso. Os dados podem ser acessados mesmo que o proprietário esteja sem internet, já que o aplicativo gera um arquivo PDF com assinatura digital, que garante a autenticidade do documento.

A emissão é feita online e não é preciso comparecer ao Departamento de Trânsito (Detran) para obter o documento.

Como baixar o aplicativo?

CNH e CRLV digital: Veja como baixar sistema disponível em todo Brasil
CNH e CRLV digital: Veja como baixar sistema disponível em todo Brasil (Foto:Google)

Primeiro, instale o aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone Android ou iOS. Agora, cadastre o seu usuário:

  • Crie uma conta no aplicativo informando seus dados, como: nome completo, número da CNH, RG, CPF, endereço, telefone;
  • Faça o login no app Carteira Digital de Trânsito.

Como baixar a CNH-e

  • Após o login, selecionar a opção “Habilitação”, em seguida selecionar 
  • “Toque aqui para adicionar a sua CNH”;
  • Não estando habilitado, o usuário deve optar um módulo de autenticação, são eles: “Validação pelo celular(Validação Facial), Certificado Digital (Portal de Serviços Denatran), Sem certificado digital (Validação de balcão do Detran).
  • Uma vez optado pela validação facial o usuário deverá:
      • Informar o CEP à época da emissão da CNH Física;
      • Efetuar a leitura do QR Code;
      • Realizar a Validação Facial, atendendo às solicitações do aplicativo;
      • Ao final da validação facial, informar o número do telefone;
      • Pronto, está disponibilizada a CNH digital em seu smartphone. Não esqueça de fazer o download do documento.

Para que possa ter a versão digital da CNH, é necessário que o documento tenha sido emitido a partir de 1º de maio de 2017, pois conta com o código de QR Code impresso dentro do documento em papel. 

Como baixar o CRLV

  • Após o login, selecionar a opção “Veículos”, em seguida informar o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (antigo DUT).
  • Selecionar incluir;
  • Pronto está disponibilizado o CRLVe em seu smartphone. Não esqueça de fazer o download do documento.

Mudanças nos prazos de pagamento por conta da pandemia

As mudanças de prazo nos pagamento de tributos, devem ser consultados pelos contribuintes já que em alguns estados os prazos foram alterados. 

Foram alteradas as datas de vencimento do IPVA 2020 em uma série de regiões. Prorrogando os prazos para o segundo semestre do ano, entre agosto e outubro.

Validade dos documentos

A validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD), que venceram desde o dia 19 de fevereiro deste ano, terão o seu prazo prorrogado para fins de fiscalização. 

O prazo para o processo de habilitação do candidato foi estendido de 12 para 18 meses, inclusive para os processos administrativos já em trâmite. 

Já os documentos de veículos, para fins de fiscalização, ficam interrompidos, por tempo indeterminado. Incluindo o prazo para o proprietário realizar a expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV) em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido desde 19/02/2020 e o prazo para registro e licenciamento de veículos novos, desde que ainda não expirados.

Apesar disso, os prazos de pagamento do licenciamento e do IPVA ainda estão mantidos. Neste período a população pode utilizar alguns serviços online, disponível no site do Detran do seu estado.

Podem ser realizadas as solicitações da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, emissão de boletos referentes ao licenciamento e IPVA pelos canais digitais.