Carteira Digital de Trânsito ganha nova ferramenta de Ministério

Proprietários de veículos terão uma novidade a partir de agora na hora de identificação do seu veículos. O governo federal liberou nesta segunda-feira (2) uma nova funcionalidade dentro da Carteira Digital de Trânsito, a CDT.

Carteira Digital de Trânsito ganha nova ferramenta de Ministério (Reprodução/Internet)
Carteira Digital de Trânsito ganha nova ferramenta de Ministério (Imagem: Reprodução/Internet)

Esta nova ferramenta possibilita a indicação do principal condutor do veículo. Para obter acesso, é necessário que os interessados baixem a funcionalidade nos seus smartphones, através do APP. A iniciativa foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Leia Também: CNH digital tem mesma validade do documento em papel; saiba como emitir

O relançamento feito pelo governo vem com a ideia de popularizar o uso da ferramenta fazendo com que cada vez mais os brasileiros tenham acesso aos serviços digitais.

Desta forma, “A ideia é facilitar a vida do cidadão, proporcionando mais agilidade, segurança e comodidade”, pontuou o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro.

O aplicativo funciona através de comandos dados pelos usuários para indicar quem é o condutor principal do veículo cadastrado. Para realizar o procedimento, é necessário que o condutor clique na seção “meus veículos” e selecione “principal condutor”.

Mas para efetivar a questão é necessário que após a indicação a pessoa informada tenha o aplicativo baixado em seu celular, e mostre que concorda com o procedimento. Após esta etapa, o órgão responsável receberá automaticamente a notificação e o principal condutor registrado assume a responsabilidade.

Leia Também: Imposto de Renda 2020 é entregue por 372 mil no primeiro dia do prazo

Atualmente, quem já usa a CDT – lançada desde 2017 – deverá esperar que as lojas dos aplicativos façam a atualização do dispositivo para que a função esteja disponível. Já aqueles que ainda não tem, continuam realizando o procedimento de indicação através do meios já popularizados.

Além desta funcionalidade, a CDT proporciona ao usuário uma interface com os serviços de trânsito mais utilizados.

Pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito é possível consultar o histórico de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), compartilhar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), exportar os documentos e consultar infrações.

Vale ressaltar que os documentos disponibilizados no app têm o mesmo valor que as versões impressas, quando considerada a CNH e CRLV.

A Carteira Nacional de Trânsito possuí outras funcionalidades, como por exemplo, receber notificações, como avisos de vencimento de CNH e aviso de recall com as devidas instruções.