Imposto de Renda 2020 é entregue por 372 mil no primeiro dia do prazo

Logo após o primeiro dia de liberação para as entregas das declarações do Imposto de Renda 2020, a Receita Federal divulga o primeiro balanço com o número de brasileiros que já realizaram o procedimento. No dia 2 de março foram entregues 372.493 declarações do IRPF.

Imposto de Renda 2020 é entregue por 372 mil no primeiro dia do prazo (Reprodução/Internet)
Imposto de Renda 2020 é entregue por 372 mil no primeiro dia do prazo (Imagem: Reprodução/Internet)

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (2) pelo órgão e incluem os documentos enviados até as 16h do mesmo dia. Segundo o governo federal, a expectativa para 2020 é de que 32 milhões de brasileiros precisem prestar contas ao leão.

Leia Também: Imposto de Renda 2020 será cobrado a mais sem atualização de tabela

O número de documentos já entregues, apesar de grande, representa apenas um pouco de 1% do total de brasileiros que devem realizar o procedimento.

Comparando ao ano passado, no mesmo dia, o número era maior. Cerca de 490 mil brasileiros entregaram o formulário de contas logo no primeiro dia de abertura das declarações.

Vale ressaltar que os contribuintes que enviam os documentos logo nos primeiro dias têm benefícios. Isto porque recebem mais cedo as restituições, caso os mesmos tenham direito à devolução de dinheiro.

De acordo com o calendário, os primeiros lotes são direcionados aos idosos, portadores de doença grave e pessoas com deficiência física ou mental, que têm prioridade.

Para 2020, as restituições será dividida em cinco lotes – e não em sete, como no ano passado. A previsão é de que os primeiros depósitos sejam realizados já em maio. Os demais serão feitos entre junho e setembro.

Leia Também: Taxa do seguro desemprego será adiada e não começará em Março

Calendário de restituição do IR 2020

  • 1º lote: 29 de maio de 2020
  • 2º lote: 30 de junho de 2020
  • 3º lote: 31 de julho de 2020
  • 4º lote: 31 de agosto de 2020
  • 5º lote: 30 de setembro de 2020

Imposto de Renda 2020

As declarações começaram a serem entregues a partir do dia 2 de março e seguem até o dia 30 de abril. O prazo é para pessoa física. Já nos casos de pessoa jurídica, é necessário atender o prazo final de envio no dia 28 de fevereiro.

Precisam realizar a declaração todos aqueles que tiveram renda tributável somada em 2019 maior de R$ 28.559,70. O valor é correspondente a soma de salário, bônus de empresa, e outros pontos.

Todo procedimento de preenchimento e entrega de declaração do IRPF 2020 deve ser realizado pela internet. No site da Receita Federal ou no aplicativo Meu Imposto de Renda. Com a documentação e preenchimento correto, os riscos de cair na malha fina diminuem.

AvatarREDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.