Flexibilização da quarentena atinge mais um passo nesta sexta-feira (10). A partir de hoje, os centros de compras do Rio de Janeiro terão seu horário de funcionamento estendido. De acordo com a prefeitura municipal, os shoppings poderão funcionar das 12h até às 22h. Além disso, o decreto irá aumentar o tempo de atuação de outros serviços, como as casas lotéricas.
Intitulada de fase 3B, a flexibilização da quarentena no Rio de Janeiro segue sendo realizada. Segundo o governador Wilson Witzel, as medidas vêm sendo aplicadas de acordo com os índices de infectados.
A partir deste final de semana, vias públicas voltarão a ser abertas para lazer, as feiras de artesanato poderão funcionar e as vilas olímpicas serão ocupadas novamente.
Já na fase 3A, o decreto manteve as seguintes medidas:
- Lanchonete bares e restaurantes com funcionamento até 23h.
- Comércio de rua poderá funcionar de 11h às 17h, com 1/3 da capacidade
- Salões de beleza e estética e estúdios de tatuagem mantém as mesmas normas
- Academias podem funcionar, com restrições, e as aulas de natação estão permitidas
- Refeitório das escolas municipais podem funcionar, mas aulas permanecem suspensas
- Ambulantes podem trabalhar apenas se tiverem ponto fixo e seguem proibidos nas praias
- Praias permitidas apenas para as práticas e atividades esportivas individuais
- Pontos turísticos seguem fechados
- Jogos de futebol seguem sem torcida
Rio de Janeiro permite atividades ao ar livre
Outra liberação da prefeitura também foi a ocupação em praias, parques e demais espaços públicos ao ar livre. Para poder circular nesses ambientes, será preciso utilizar as máscaras de proteção obrigatoriamente.
Mas, vale dizer que o uso das praias para banho não estão autorizados. O prefeito da capital carioca, Marcelo Crivella, condicionou o retorno dos banhistas a criação de uma vacina do Covid-19.
O mesmo se aplica para esportes feitos em clubes, associações, hipódromos e quadras de aluguel, ainda impossibilitados de realizarem esportes de contato.
Escolinhas de treinamento e eventos em espaços fechados seguem sem autorização e previsão de retomada, junto com a proibição de sauna e a hidromassagem.
“Nós esperamos que a vacina chegue bem antes disso (do verão). Esses locais em que não dá para ficar de máscara tendem a ficar para depois da vacina”, afirmou o prefeito Marcelo Crivella, ao anunciar as novas medidas em coletiva de imprensa.