Aqueles que podem receber o auxílio emergencial e ainda não fizeram sua inscrição no programa devem ficar atentos, pois terão pouco tempo para que isso possa ser feito. O prazo para realizar a inscrição é até 2 de julho.
Após essa data, de acordo com a Caixa Econômica Federal, tanto o site quanto o aplicativo serão usados apenas para acompanhar o processamento e o pagamento do benefício.
O Ministério da Cidadania não informou se depois desse período ainda vai ser possível realizar a contestação caso o pedido do auxílio seja negado.
O governo já afirmou que vai prorrogar o pagamento do benefício para mais 3 parcelas, porém ainda precisa decidir o valor a ser pago.
Se o pagamento for realmente estendido, o prazo para fazer o cadastro também será ampliado.
A ideia da prorrogação que o presidente Jair Bolsonaro mais se agradou foi a de pagamento escalonado decrescente em três parcelas, ou seja, a primeira em julho seria de R$500, a segunda em agosto de R$400 e a última em setembro seria de R$300.
O presidente já afirmou que não é possível estender o benefício e continuar com as parcelas de R$600.
Como me cadastro para receber auxílio emergencial?
O cadastro pode ser feito pelo site da Caixa ou pelo aplicativo. Ao acessar o site ou aplicativo, você irá clicar em “Realizar sua solicitação”, após isso será direcionado para uma página com os requisitos de quem pode solicitar.
Na próxima página, o trabalhador informal deve preencher dados como nome completo, CPF e data de nascimento. Confirmar que não é um robô e avançar.
Em seguida, é necessário preencher o número do celular para receber um código de verificação por SMS, ao chegar código de verificação deve ser colocado no campo “código recebido”.
É preciso que o trabalhador informe a renda, o ramo de atividade (as opções são Agricultura e Pecuária, Extrativismo/Pesca, Comércio, Produção de Mercadorias, Prestação de serviços, Trabalho Doméstico, Outros), estado e cidade.
Logo em seguida os dados dos integrantes da família que moram com ele devem ser colocados.
Na próxima página, o trabalhador escolhe se quer receber em conta já existente ou criar uma poupança digital.
Após informar a opção, trabalhador deve fornecer seu documento (RG ou CNH). Depois aparece um resumo dos dados informados e por último a página informando que seu pedido está em análise.
Não há expectativa de quando essas novas inscrições no auxílio emergencial serão liberadas. O tempo médio de espera é de vinte dias.