Nessa segunda-feira (15), o whatsapp informou que sua nova atualização permitirá pagamentos online através do aplicativo. Para isso, a rede realizará uma parceria com algumas fintechs nacionais, como a Cielo, que após período de crise apresentou uma alta em suas ações de 34,68%. Com a notícia do novo serviço ligado ao grupo do Facebook, os investidores voltaram a apostar na marca. Para se ter uma ideia da reviravolta, até a última sexta-feira (12), as ações da Cielo apresentavam uma desvalorização de quase 50%.
Além da Cielo, o pagamento digital também será ministrado por marcas como o Banco do Brasil, Nubank e o Sicredi. Trata-se de um serviço que permitirá que, por meio dos chats do próprio whatsapp, os usuários façam transferências bancárias e pagamentos (em débito ou crédito) sem precisar das tradicionais maquininhas.
Ao anunciar a novidade, o Facebook informou também que o Brasil será o primeiro país a testar o serviço. A justificativa para tal decisão é de que a plataforma (em nível nacional) conta mais de 70 milhões de usuários diários.
Como funcionará os pagamentos via wpp
Para poder fazer pagamentos, basta estar conectado no whatsapp e receber ou enviar uma solicitação de cobrança. No caso de vendas para comerciantes e lojas de um modo geral, haverá uma taxa de serviço que será distribuída entre a Cielo, o Facebook e a bandeira. Já para TED’s, o funcionamento será gratuito e feito diretamente entre as contas logadas.
Cada transação poderá ter um valor máximo de até R$ 1 mil e os usuários poderão receber até 20 transferências por dia. O valor total mensal será de até R$ 5 mil e a taxa paga pelos comerciantes será de 3,99% por cobrança.
Estimativas de crescimento das ações da Cielo
Ao ser escolhida para tal parceria, as ações da Cielo renovaram suas forças no mercado e estão vivenciando um período de otimismo mesmo mediante a crise. A marca está entre os nomes mais afetados pela pandemia, mas analisa a conexão com o Facebook como uma forma de retomada de suas margens.
“Esse acordo leva a um salto nas capacidades da Cielo no segmento de pequenas empresas e P2P (pessoa física para pessoa física), já que o WhastApp possui uma base instalada de usuários muito grande no Brasil”, avalia Jorge Kuri e equipe, analistas do Morgan Stanley.
Carlos Daltozo, co-Head de renda variável da Eleven Financial, acredita que a notícia apresenta uma sinalização de inovação dos serviços financeiros. Em um período de instabilidade econômica, o especialista acredita que sair do óbvio é uma alternativa para poder se manter na disputa.
“A empresa vem passando por um momento muito difícil e está buscando se reinventar, fazendo essas parcerias com varejistas em soluções de pagamentos e adotando novas tecnologias”, avalia Daltozo.