Ações da Cielo disparam no começo da semana e investidores se animam

Nessa segunda-feira (15), o whatsapp informou que sua nova atualização permitirá pagamentos online através do aplicativo. Para isso, a rede realizará uma parceria com algumas fintechs nacionais, como a Cielo, que após período de crise apresentou uma alta em suas ações de 34,68%. Com a notícia do novo serviço ligado ao grupo do Facebook, os investidores voltaram a apostar na marca. Para se ter uma ideia da reviravolta, até a última sexta-feira (12), as ações da Cielo apresentavam uma desvalorização de quase 50%. 

Ações da Cielo disparam no começo da semana e investidores se animam (Imagem: Reprodução - Google)
Ações da Cielo disparam no começo da semana e investidores se animam (Imagem: Reprodução – Google)

Além da Cielo, o pagamento digital também será ministrado por marcas como o Banco do Brasil, Nubank e o Sicredi. Trata-se de um serviço que permitirá que, por meio dos chats do próprio whatsapp, os usuários façam transferências bancárias e pagamentos (em débito ou crédito) sem precisar das tradicionais maquininhas.  

Ao anunciar a novidade, o Facebook informou também que o Brasil será o primeiro país a testar o serviço. A justificativa para tal decisão é de que a plataforma (em nível nacional) conta mais de 70 milhões de usuários diários.  

Como funcionará os pagamentos via wpp  

Para poder fazer pagamentos, basta estar conectado no whatsapp e receber ou enviar uma solicitação de cobrança. No caso de vendas para comerciantes e lojas de um modo geral, haverá uma taxa de serviço que será distribuída entre a Cielo, o Facebook e a bandeira. Já para TED’s, o funcionamento será gratuito e feito diretamente entre as contas logadas.  

Cada transação poderá ter um valor máximo de até R$ 1 mil e os usuários poderão receber até 20 transferências por dia. O valor total mensal será de até R$ 5 mil e a taxa paga pelos comerciantes será de 3,99% por cobrança.  

Estimativas de crescimento das ações da Cielo  

Ao ser escolhida para tal parceria, as ações da Cielo renovaram suas forças no mercado e estão vivenciando um período de otimismo mesmo mediante a crise. A marca está entre os nomes mais afetados pela pandemia, mas analisa a conexão com o Facebook como uma forma de retomada de suas margens.  

“Esse acordo leva a um salto nas capacidades da Cielo no segmento de pequenas empresas e P2P (pessoa física para pessoa física), já que o WhastApp possui uma base instalada de usuários muito grande no Brasil”, avalia Jorge Kuri e equipe, analistas do Morgan Stanley. 

Carlos Daltozoco-Head de renda variável da Eleven Financial, acredita que a notícia apresenta uma sinalização de inovação dos serviços financeiros. Em um período de instabilidade econômica, o especialista acredita que sair do óbvio é uma alternativa para poder se manter na disputa.  

“A empresa vem passando por um momento muito difícil e está buscando se reinventar, fazendo essas parcerias com varejistas em soluções de pagamentos e adotando novas tecnologias”, avalia Daltozo. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.