Febraban divulga balanço INCRÍVEL de suspensão de empréstimo na crise

Em meio a pandemia do novo coronavírus, os principais bancos do país suspenderam R$35 bilhões em parcelas de dívidas e financiamentos. A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) foi a responsável pelo levantamento destas informações.

Febraban divulga balanço INCRÍVEL de suspensão de empréstimo na crise
Febraban divulga balanço INCRÍVEL de suspensão de empréstimo na crise (Foto: Google)

O montante divulgado engloba as parcelas de empréstimos para pessoas físicas e jurídicas que foram suspensas entre os dias 16 de março e 24 de abril de 2020. O prazo de carência para o pagamento, vai variar de banco para banco indo de 60 a até 180 dias.

Segundo a Febraban, cerca de 6 milhões de contratos sofreram renegociação gerando um total de crédito contratado de R$355 bilhões. Este resultado não separa quanto do valor foi para empresas ou para pessoas físicas.

Juntando as novas contratações, suspensão de parcelas de contratos de empréstimo e renovações de crédito, o montante injetado pelos bancos na economia em meio a pandemia, atinge impressionantes R$381,5 bilhões.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, o volume de crédito contratado pelas empresas aumentou em 78%. Sobre este aumento a Febraban disse que:

“Isso ocorreu em razão do expressivo aumento na demanda por crédito bancário em geral, por conta da forte incerteza do cenário econômico, da redução das operações no mercado de capitais e do cancelamento de linhas de financiamento externo para o Brasil”.

Febraban: levantamento do mercado de crédito entre 16 de março e 24 de abril de 2020 — Foto: Divulgação/Febraban

Com o avanço do coronavírus, era esperado que acontecessem dificuldades para as famílias e empresas arcarem com as dívidas.

Como forma de ajuda, os cinco maiores bancos em operação no país: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander, anunciaram a suspensão da cobrança de parcelas para algumas linhas de financiamento. Já existem mais de 862 mil pedidos.

Se o cliente sentir a necessidade de utilizar a pausa, deve comunicar ao banco. O lado ruim desta história é que muitos clientes já sentem dificuldade neste passo inicial.

Já era esperado que acontecessem dificuldades no início, pois naturalmente há um grande aumento de procura nos canais de atendimento. A pausa neste momento é importante para vários consumidores. Além disso, um novo tema sempre leva um tempo para ser totalmente absorvido pelos funcionários responsáveis pelas informações.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile