Com estes métodos você pode sacar auxílio de R$600 sem risco de pegar coronavirus

O auxílio emergencial fez a Caixa criar gratuitamente uma conta poupança digital para os beneficiários que não possuíam contam em banco. Nelas, o valor de R$600 é depositado automaticamente sem a necessidade de comparecimento em agências. A movimentação desta conta é através do aplicativo Caixa Tem. 

Veja formas de RECEBER seu auxílio emergencial sem sair de casa
Veja formas de RECEBER seu auxílio emergencial sem sair de casa (Foto Google)

Pelo aplicativo, o trabalhador consegue fazer toda a movimentação referente ao seu auxílio e realizar funções importantes.

Ele pode escolher transferir o valor para alguma outra conta bancária, sua ou de outra pessoa. Até o momento é possível realizar apenas pagamento de contas e fazer até três transferências gratuitas por mês.

Se precisar, pelo aplicativo o trabalhador também obtém informações sobre programas sociais e benefícios. Dados importantes sobre a vida profissional também estão lá como FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.

Como acessar a poupança digital

  • Faça o download do aplicativo CaixaTem na App Store ou Google Play
  • Faça o Login com seu CPF e crie uma senha numérica de 6 dígitos que é criada no primeiro acesso
  • Depois de entrar, escolha o serviço que você deseja e digitar o que for solicitado
  • Para acessar informações da sua conta, fazer pagamentos e transferências com a mesma senha de acesso, você precisa colocar o número do seu celular e aguardar uma mensagem SMS com um código para confirmar sua identificação.

O beneficiário do auxílio só precisa ir até a agência, casa lotérica ou caixa eletrônico caso opte por retirar o valor em dinheiro e neste caso, precisa obedecer um calendário de saque que foi criado.

Este calendário foi organizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador e começou na última semana. Ainda faltam receber os aniversariantes de setembro, outubro, novembro e dezembro.

Calendário de saques em dinheiro do auxílio emergencial

  • 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
  • 28 de abril – nascidos em março e abril
  • 29 de abril – nascidos em maio e junho
  • 30 de abril – nascidos julho e agosto
  • 4 de maio – nascidos em setembro e outubro
  • 5 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Para realizar o saque, o trabalhador vai contar novamente com o aplicativo Caixa Tem. Isto porque através dele, é preciso indicar quanto quer retirar da conta. Com isso, será gerado um código autorizador que libera o saque do dinheiro nas casas lotéricas e caixas eletrônicos.

Para quem não criou a poupança digital

Os trabalhadores que optaram por receber o benefício em sua conta de confiança, podem fazer pagamentos e transferências usando o aplicativo do seu banco e internet banking.

Nesse momento, o uso digital é a principal recomendação para evitar que hajam aglomerações nas agências bancárias.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.