IPVA 2020: Confira o Calendário, Valores e opções de Pagamento

A cada início de ano, as dívidas começam a preocupar os cidadãos brasileiros e com o IPVA 2020 não é diferente. Sendo um imposto que precisa ser pago todos os anos, é necessário tirar todas as dúvidas sobre o pagamento dessa obrigação. Continue lendo e saiba mais informações sobre o IPVA 2020.

 IPVA 2020
IPVA 2020

O que é o IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA é um imposto brasileiro que incide sobre a propriedade de veículos. É um imposto estadual, ou seja, somente os estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo de acordo com o art. n° 155, III da Constituição Federal.

Nessa obrigação, todos os portadores de veículos deve pagar um valor, que é cobrado anualmente pelo estado, para cada pessoa que possui um veículo em seu nome. O IPVA possui como fato gerador a propriedade do veículo automotor, desta forma, não incide sobre embarcações e aeronaves.

Leia também: IPVA 2020 de São Paulo não altera calendário

Assim sendo, o valor é cobrado com a intenção de realizar manutenção e melhorias para quem usa as estradas e dirige diariamente, seja em rodovias, sinalização ou tráfego. Todos esses cuidados são mantidos através do pagamento do seu IPVA.

Esse Imposto foi criado para substituir a Taxa Rodoviária Única (TRU), que foi estabelecia em 1969, sendo mais vinculada a gastos com o sistema de transportes. Sendo um imposto, não teria necessidade de vinculação alguma com gastos. O IPVA foi criado em São Paulo através do projeto de lei 804/85, do ano de 1985. Houveram muitas criticas no início, devido ao suposto aumento no valor a ser pago pelos contribuintes.

Valor do IPVA 2020

Quando o estado realiza o recolhimento de todo o valor do IPVA 2020, há um repasse desse dinheiro para várias outras organizações. Desta maneira, é garantido que esse valor poderá ser investido em diferentes formas de melhorias para o trânsito.

Sendo assim, 20% são direcionadas a Fundeb que é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação. Em segundo lugar, o valor remanescente é repartido da seguinte forma: 50% para o Estado e 50% para o município onde existe o registro do veículo, que deve ser compatível com o local de domicílio ou residência de seus proprietários.

Entretanto, ainda é possível que o valor do IPVA 2020 sofra reajustes todos os anos, pois as regras podem variar por causa de vários aspectos, dessa forma, configurando o valor do imposto. Alguns desses aspectos podem ser:

  • Tipo de veículo;
  • Porte do veículo;
  • Ano de fabricação do veículo;
  • Localização.

Consulta IPVA 2020

A falta do pagamento desta obrigação acarretará em penalidades. Por isso, a consulta do IPVA 2020 pela internet veio para facilitar a vida de todos os cidadãos brasileiros de forma rápida e simples.

Desta maneira, todo o cidadão pode conseguir acessar aos boletos de pagamento de cada um dos meses do IPVA. Sendo assim, o contribuinte poderá realizar a impressão de novas guias de pagamento e ao efetuá-las, consegue ficar em dia com o DETRAN do seu estado.

Leia também: IPTU e IPVA 2020: quando vale a pena antecipar pagamento?

Como forma de manter a sua responsabilidade com o governo em dia, a consulta pela internet é uma maneira bem simples e fácil de estar atento ao recolhimento desse imposto. Basta acessar o site do DETRAN do seu estado. Cadas estado possui um site específico. Por isso, é importante estar ciente se você está no site correto.

Isenção do IPVA

Como já falado anteriormente, em relação a taxa que é destinada a portadores de veículos, a isenção do IPVA 2020 pode existir sobre alguns veículos que possuam uma data de fabricação mais antiga. Porém, essa isenção não abstém o contribuinte de pagar seu licenciamento 2020, como também do DPVAT 2020.

Existem alguns estados, que além de tudo, oferecem o desprendimento do IPVA para as pessoas que tem câncer. Os estados são esses:

  • Distrito Federal;
  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Minas Gerais;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  • Pernambuco;
  • Piauí;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Norte;
  • São Paulo.
  • Rio Grande do Sul;

É aconselhável a esses portadores, que possam estar verificando como anda a regulamentação desse benefício em seu estado.

Como solicitar a Isenção do IPVA 2020?

Para que seja efetuada a solicitação de isenção IPVA 2020, o cidadão deve verificar quais os procedimentos que precisam ser tomados para sua situação. Na maioria das vezes, deverá ser preenchido um formulário no site da Secretaria da Fazenda do seu estado e juntamente a ele, algumas documentações deverão ser anexadas.

Caso o pedido de isenção IPVA 2020 seja por causa de uma doença, será necessário que o cidadão leve um laudo médico que possa comprovar sua enfermidade.

Desta forma, é possível haver um comprovamento do motivo de seu pedido de isenção, e desta maneira conseguir um jeito mais eficaz de realizar o pagamento desse imposto anualmente.

Tabela do IPVA 2020

é na tabela IPVA 2020, que o cidadão pode verificar os valores exatos, que estão referentes a cada veículo dentro de seus respectivos estados. Sendo disponível no site do DETRAN, é nela que o contribuinte, pode verificar os prazos para realização do pagamento.

Vale salientar que, as taxas variam entre os estado. Por isso é de extrema importância, ficar atento ao site oficial de onde você reside, para que não haja confusões.

Pagamento do IPVA 2020

Já ciente do valor referente ao seu veículo, para que seja efetuado o pagamento do IPVA 2020, não existe dificuldades.

Caso o contribuinte não esteja com seu boleto do IPVA 2020 em mãos, ele pode imprimi-lo através do portal em que realiza sua consulta. Após esse procedimento, basta apenas ir em um dos bancos autorizados para realizar seu pagamento.

Leia também: DETRAN RJ: disponível 2° via do IPVA

Salientado que para os cidadãos que realizarem o pagamento total do imposto dentro do primeiro prazo no boleto, ganha um desconto de até 10% no valor total.

Em alguns estados, esse desconto pode ser maior ou menor, a depender da autorização estadual de cada governo, procure a agência que estará mais próxima a você:

  • Bradesco;
  • Banco Santander;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Casas Lotéricas;
  • Itaú.

Como calcular o IPVA 2020?

Calcular o valor do IPVA é bastante simples, pois as bases que o DETRAN utiliza para realizar esse cálculo, estão disponíveis para o cidadão. Usando como exemplo o caso e a alíquota do estado de São Paulo, observe:

  • Valor venal do vepiculo: R$ 20.050
  • Alíquota: 4%
  • Cálculo do IPVA: 20.050 x 0,04: R$ 802 é o valor que será cobrado no IPVA.

Alíquotas do IPVA 2020

Continuando a usar o exemplo do estado de São Paulo confira as alíquotas do IPVA:

  • Veículos movidos a gasolina – 4%
  • Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás – 3%
  • As picapes cabine dupla – 4%
  • Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares – 2%
  • Os caminhões recolherão – 1,5%

Parcelamento do IPVA 2020

Este é mais um benefício que é concedido a quem estiver em dia com seu pagamento. Ou seja, se caso você queira solicitar o parcelamento do IPVA por saber que não irá conseguir efetuar o pagamento todo naquela data prevista, você poderá fazer essa solicitação estando ainda com o pagamento em dia.

Em alguns estados o pagamento pode ser parcelado de 3 (três) até 5 (cinco) vezes. Na maioria dos casos, quem optar por pagar o valor integral, terá descontos de 3% até 10% em cima do valor. Lembrando que ao pagar o IPVA 2020, você também paga de forma automática outros impostos anuais como o DPVAT e o Licenciamento.

IPVA Atrasado

Se por algum motivo você não conseguir efetuar o seu pagamento e se encontrar com o IPVA 2020 atrasadoa dica que damos é procurar realizar esse pagamento o mais rápido possível para evitar complicações futuras

Sempre lembrando, que é possível realizar uma consulta no site do DETRAN de seu estado e nele, emitir uma segunda via do boleto. Ao realizar o pagamento dessa nova via, você volta a ficar em dia com o DETRAN.

Depois que seu boleto expira, o valor inicial referente ao IPVA do seu veículo não será o mesmo. Estará sobre ele uma multa na taxa de 20% do valor estabelecido para você, com o acréscimo de 1% a cada mês que vier a ser acumulado sem o pagamento.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 2

IPVA 2020: Confira o Calendário, Valores e opções de Pagamento

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Redação
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA