IPTU e IPVA 2020: quando vale a pena antecipar pagamento?

Um novo ano está chegando e com ele a renovação de impostos como o IPTU e o IPVA 2020. Cobrados em todo o território nacional, os tributos são destinados para os donos de imóveis e automóveis (respectivamente). O valor da cobrança varia de acordo com cada região e situação do bem, porém ambos precisam ser pagos a partir de janeiro.

IPTU e IPVA: quando vale a pena antecipar pagamento?
IPTU e IPVA: quando vale a pena antecipar pagamento?

Entretanto, na hora de organizar as contas, muitos optam por quitar suas parcelas antes mesmo do prazo estipulado. Ao antecipar o pagamento, ambos os tributos fornecem descontos reduzindo o valor total da dívida.

Leia também: IPVA 2020 em São Paulo terá valor menor

As taxas varias de acordo com os governos estudais e municipais, podendo ser consultadas nos sites das prefeituras e dos Detrans de cada região.

Vale a pena antecipar o IPTU e IPVA 2020

Ricardo Teixeira, coordenador do MBA em Gestão Financeira da Fundação Getulio Vargas, afirma que antes de pagar as os impostos antecipadamente é recomendado que o contribuinte esteja informado sobre os descontos ofertados.

Ele ressalta que o começo do ano é uma época em que há novas despesas, como matriculas escolares, materiais, entre outros. E que por isso, o investimento só deve ser feito se realmente for valer a pena.

“Se a pessoa optar pelo parcelamento, pagará um valor determinado no fim do ano. Em caso de antecipação, precisa ganhar um desconto. Se esse desconto for igual ou maior que o rendimento que ela receberá investindo numa aplicação conservadora, vale a pena adiantar o gasto e se livrar da conta”, explica Teixeira.

Antecipação do IPTU

Normalmente o Imposto Predial e Territorial Urbano deve ser pago em até 10 parcelas iguais. Entretanto, quem quiser quitar por meio de uma prestação única consegue descontos.

Em São Paulo, por exemplo, os contribuintes que encerrarem o débito em janeiro contarão com um reajuste de 3%. Estados como o Ceará, Minas Gerais, Bahia, entre outros, também aderiram ao incentivo.

“A alíquota de IPTU vem caindo de uns anos para cá no Brasil de forma geral. Considerando que são 10 parcelas ao ano, com um desconto de 3% sobre o valor total já vale a pena antecipar a conta para ter uma coisa a menos para ser preocupar durante o ano”, explicou Andréia Ribeiro da Luz, professora da Escola de Negócios da PUCPR.

IPVA

No caso do IPVA, as oportunidades de parcelamento em sua maioria oferecem até três vezes, sem juros. Quem pagar toda a quantia à vista também conta com descontos. Nesse ano, em São Paulo e Minas Gerais, os motoristas tiverem um reajuste de 3%.

Mas, há regiões que trazem descontos ainda maiores. Podendo chegar a 10% da quantia. O que torna a antecipação do pagamento mais interessante, e até mais barata.

Descontos no IPTU e IPVA 2020

Além disso, em ambos os impostos, é preciso estar atento aos programas de incentivo fiscais oferecidos pelos governos estaduais.

Leia também: IPTU 2020 de João Pessoa recebe novidades no pagamento

Há municípios que concedem descontos maiores por ações especificas como medidas ecológicas, como o IPTU Verde, em Campo Grande.

E também por meio do acumulo de pontos ao fornecer o CPF na hora de pagar contas de serviços como mercados, padarias, farmácias, etc. Como o sistema do estado da Paraíba e Paraná.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.