IPVA 2020 em São Paulo terá valor menor

Moradores do estado paulista já podem se organizar financeiramente para realizar o pagamento do IPVA 2020 em São Paulo. Nesse sábado (14), o governo do estado liberou, por meio do Diário Oficial, o calendário da prestação de contas. Segundo a gestão, o imposto estará 3,54% mais barato em relação ao ano de 2019.

IPVA 2020 em São Paulo terá valor menor
IPVA 2020 em São Paulo terá valor menor

A primeira parcela deve ser quitada até o dia 9 de janeiro e se estenderá até o dia 24 de março. Aqueles que desejarem pagar o valor total de uma única vez contarão com o desconto de 3%. Já quem optar pelo parcelamento, apesar de não ter redução, vai encarar até três parcelas cobradas no primeiro trimestre do ano.

Leia também: IPVA de carro 0 km tem valor diferente? Entenda!  

O valor do IPVA 2020 em São Paulo varia de acordo com o tipo de carro e ano de fabricação. Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o estado de SP terá uma diminuição no tributo porque os automóveis em circulação pela região estão perdendo seu valor de mercado. Quanto mais antigo o veículo, mais barato será seu IPVA.

Consulta ao imposto

Quem desejar saber o valor exato antes da chegada do carnê, pode consultar no site do Detran do estado. Ao fornecer a numeração e documentação do veículo é possível conferir a quantia cobrada, data de pagamento e também possíveis atrasos ou irregularidades dos tributos anteriores.

O portal oferece ainda, a possibilidade de simulação realizada a partir da porcentagem das alíquotas. Além dos valores venais (preço de venda do veículo) o imposto é calculado a partir das taxas de alíquotas, elas variam de acordo com o porte e tamanho de cada automóvel conforme estabelece o governo do estado.

Em São Paulo, os donos de veículos movidos a gasolina e carros flex terão uma alíquota de 4% sobre o valor venal do automóvel. Já os veículos que funcionam somente com álcool, eletricidade, gás ou a combinação entre esses combustíveis terão alíquota de 3%.

Confira o calendário de vencimento do IPVA 2020 em São Paulo

Para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares

Final da placa 1ª parcela ou pagamento à vista 2ª parcela ou cota única sem desconto 3ª parcela
1 9 de janeiro 11 de fevereiro 11 de março
2 10 de janeiro 12 de fevereiro 12 de março
3 13 de janeiro 13 de fevereiro 13 de março
4 14 de janeiro 14 de fevereiro 16 de março
5 15 de janeiro 17 de fevereiro 17 de março
6 16 de janeiro 18 de fevereiro 18 de março
7 17 de janeiro 19 de fevereiro 19 de março
8 20 de janeiro 20 de fevereiro 20 de março
9 21 de janeiro 21 de fevereiro 23 de março
0 22 de janeiro 24 de fevereiro 24 de março

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.