IPVA de carro 0 km tem valor diferente? Entenda!

Todo ano os brasileiros que possuem algum tipo de automóvel, seja ele terrestre, aéreo ou aquático, precisam pagar aos governos estaduais o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A alíquota que determina o cálculo desse encargo é definida pelos respectivos estados e o pagamento do imposto é realizado anualmente. Entenda como funciona a cobrança e os valores para o IPVA de carro 0 km.

IPVA de carro 0 km tem valor diferente? Entenda!
IPVA de carro 0 km tem valor diferente? Entenda!

Entretanto, há um diferencial para aqueles que compraram um veículo novo a partir do segundo mês de um ano corrente: eles devem pagar o IPVA proporcionalmente ao tempo de posse do automotor. Por exemplo, se o cidadão comprou um carro 0 KM a partir do mês de fevereiro, ele não pagará o valor total anual do IPVA.

Assim, caso tenha adquirido um carro no decorrer do ano, a maneira de calcular o imposto para pagamento, seria dividindo o valor total do IPVA pelo número de dias do ano e, depois, multiplicando o resultado pelos dias restantes para o ano acabar.

Leia também: Valor do IPVA 2020: quanto custa o imposto?

Ou seja, o valor do IPVA Proporcional é calculado de maneira equivalente aos meses do ano em que esses automóveis passaram a ser utilizados por seus proprietários.

Esse cálculo também deve ser feito por aqueles que tenham comprado um carro novo importado. Para os veículos estrangeiros, no entanto, é um pouco diferente. O valor do imposto passa a ser baseado no preço que estiver na documentação do veículo liberada pela alfândega.

Apesar dessas variações, o pagamento do IPVA de carro 0 km pode ser realizado da mesmas maneira que os demais: à vista ou parcelado em cotas definidas pelo estado.

É possível, ainda, que o proprietário do veículo automotor consiga um desconto no valor do imposto. Para isso, é necessário que ele efetue o pagamento em até 5 dias úteis após a expedição da nota fiscal.

De acordo com cada estado, também é possível conseguir a isenção do imposto. Esse direito é definido pelas legislações estaduais e, normalmente, isentam do IPVA os veículos das pessoas com algum tipo de deficiência, das que possuem atividade de subsistência como a pesca, das que tiveram o carro roubado, das que possuem veículos elétricos, além dos carros diplomáticos e das ambulâncias.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!