Valor do IPVA 2020: quanto custa o imposto?

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e uma obrigatoriedade para todos os brasileiros proprietários de algum veículo. Carros, caminhões, motos e até mesmo aeronaves precisam pagar o IPVA anualmente. Apesar de ser um imposto nacional, o valor do IPVA 2020 e data de pagamento variam de acordo com cada estado.

Valor do IPVA 2020: quanto custa o imposto?
Valor do IPVA 2020: quanto custa o imposto?

Há também aqueles que não precisam pagar o imposto. Estes ficam isentos graças ao ano do automóvel, que se for muito antigo dispensa a obrigatoriedade da contribuição. Entretanto, esse prazo é determinado também pela Secretária da Fazenda da cada estado.

Para definir o pagamento é considerado o ano do veículo, seu porte, capacidade de passageiros, se é utilizado para fins profissionais, valor de compra e venda. Em São Paulo, por exemplo, quem tem um veiculo com mais de 20 anos não precisa se preocupar com o IPVA.

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Por ter prazos e cobranças diferentes, o site do Detran disponibiliza as informações específicas para que todos possam saber a quantia total, data de pagamento, situações de irregularidade, etc. Basta acessar o portal de cada estado e fornecer o número do Renavan.

Como calcular o valor do IPVA 2020

De um modo geral, o calculo é feito de acordo com o valor de posse do veículo mais a multiplicação com as alíquotas determinadas por cada estado.

Por meio da tabela Fipe é possível conferir qual valor de mercado do veículo, e no site da Secretaria da Fazenda a alíquota referente a categoria.

Para fazer a conta basta multiplicar o valor venal do veículo pela alíquota estipulada. Exemplo:

  • Valor venal do veículo: R$ 30.000
  • Alíquota: 4% para carros de passeio (no estado de SP)
  • Cálculo do IPVA: 30.000 x 0,04 = R$ 1.200 é o valor que será cobrado no IPVA

Alíquotas do IPVA 2020

As alíquotas variam de acordo com os impostos de cada região e também com o tipo do carro. Todas são emitidas pela Secretaria Estadual da Fazenda, mas seu valor não apresenta um caráter fixo. Em São Paulo, as cobranças são:

  • Veículos movidos a gasolina – 4%
  • Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás – 3%
  • As picapes cabine dupla – 4%
  • Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares – 2%
  • Os caminhões recolherão – 1,5%

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Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.