Valor do IPVA 2020: quanto custa o imposto?

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e uma obrigatoriedade para todos os brasileiros proprietários de algum veículo. Carros, caminhões, motos e até mesmo aeronaves precisam pagar o IPVA anualmente. Apesar de ser um imposto nacional, o valor do IPVA 2020 e data de pagamento variam de acordo com cada estado.

Valor do IPVA 2020: quanto custa o imposto?
Valor do IPVA 2020: quanto custa o imposto?

Há também aqueles que não precisam pagar o imposto. Estes ficam isentos graças ao ano do automóvel, que se for muito antigo dispensa a obrigatoriedade da contribuição. Entretanto, esse prazo é determinado também pela Secretária da Fazenda da cada estado.

Para definir o pagamento é considerado o ano do veículo, seu porte, capacidade de passageiros, se é utilizado para fins profissionais, valor de compra e venda. Em São Paulo, por exemplo, quem tem um veiculo com mais de 20 anos não precisa se preocupar com o IPVA.

Leia também: No Maranhão, isenção do IPVA inclui taxistas e mototaxistas

Por ter prazos e cobranças diferentes, o site do Detran disponibiliza as informações específicas para que todos possam saber a quantia total, data de pagamento, situações de irregularidade, etc. Basta acessar o portal de cada estado e fornecer o número do Renavan.

Como calcular o valor do IPVA 2020

De um modo geral, o calculo é feito de acordo com o valor de posse do veículo mais a multiplicação com as alíquotas determinadas por cada estado.

Por meio da tabela Fipe é possível conferir qual valor de mercado do veículo, e no site da Secretaria da Fazenda a alíquota referente a categoria.

Para fazer a conta basta multiplicar o valor venal do veículo pela alíquota estipulada. Exemplo:

  • Valor venal do veículo: R$ 30.000
  • Alíquota: 4% para carros de passeio (no estado de SP)
  • Cálculo do IPVA: 30.000 x 0,04 = R$ 1.200 é o valor que será cobrado no IPVA

Alíquotas do IPVA 2020

As alíquotas variam de acordo com os impostos de cada região e também com o tipo do carro. Todas são emitidas pela Secretaria Estadual da Fazenda, mas seu valor não apresenta um caráter fixo. Em São Paulo, as cobranças são:

  • Veículos movidos a gasolina – 4%
  • Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás – 3%
  • As picapes cabine dupla – 4%
  • Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares – 2%
  • Os caminhões recolherão – 1,5%

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Valor do IPVA 2020: quanto custa o imposto?

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA