DETRAN RJ: disponível 2° via do IPVA

No início do ano o brasileiro tem alguns impostos fixos que sempre devem ser pagos, entre eles o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Para se antecipar no pagamento é possível solicitar a 1° via do imposto. Disponível no DETRAN RJ, os cariocas também utilizam o sistema quando há extravio ou perda do boleto. 

DETRAN RJ: disponível 2° via do IPVA
DETRAN RJ: disponível 2° via do IPVA

Normalmente, cada contribuinte recebe o seu carnê diretamente no endereço cadastrado no DETRAN RJ. No entanto, pode acontecer do boleto não chegar, e para não atrasar o pagamento é que o governo do Rio de Janeiro possibilitou o acesso online.

O IPVA é pago por todos os proprietários de veículos automotores, seja carro, moto, ônibus, caminhão, van e etc. O valor arrecadado é dividido entre o governo do estado e o município em que o transporte foi emplacado.

Leia também: IPVA RJ pode ser consultado e emitido no site

Do total de verbas são destinadas parcelas para financiar os setores de atendimento ao público, por exemplo: saúde, educação, segurança, infraestrutura. Logo, é obrigação do contribuinte fazer o pagamento devidamente.

2° via do IPVA no site do DETRAN RJ

Com a possibilidade de acesso online, usando os recursos da tecnologia, conseguir imprimir mais uma via do boleto ficou simples. Basta acessar o site do DETRAN RJ e inserir as informações solicitadas.

Não há necessidade de comprovar que é o dono do veículo, mas será preciso informar dados como: placa e RENAVAM. Informações presentes também no documento de CRLV.

 

No menu o usuário escolhe pela opção “Veículos”, em seguida acessa por “Informações IPVA” e “Emissão de guia de pagamento”. Outra alternativa é acessar as informações clicando em “IPVA” e “Consulta Bradesco”.

O processo é totalmente gratuito e pode ser feito de qualquer plataforma com acesso a internet. Seja celular ou computador. Além da impressão em papel o usuário pode usar o internet banking para quitar o débito. O sistema carioca tem parceria automática com o Banco Bradesco.

O Detran possibilita o pagamento em uma única cota, ou por parcelamento em até três vezes. Com início no mês de janeiro e término em março. Até o momento não foi divulgado o cronograma para 2020.

 

 

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

DETRAN RJ: disponível 2° via do IPVA

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA