A Amazon é uma empresa de tecnologia com origem norte-americana. Atua ativamente na área de e-commerce e atrai cada vez mais adeptos. Se você é um vendedor e deseja ampliar os seus negócios, captar vendas ou prospectar clientes, continue lendo e veja como vender na Amazon!
Com sede em Seatle, a Amazon já foi considerada uma das empresas de maior influência no mundo. Inicialmente era voltada para o mercado literário e funcionava na venda de livros.
Com o avanço, a loja ampliou no mercado de eletrônicos, alimentos, softwares, vídeo games, móveis, jóias e brinquedos.
A empresa cresceu ainda mais no mercado consumidor quando por meio das subsidiárias realizou o processo de distribuição de downloads e streamings. Entre os desmembramentos estão a Amazon Music, Prime Vídeo, Twitch e Audible.
A evolução empresarial faz com que a Amazon tenha cada vez mais destaque e respeito no mundo das vendas. Foi criada em 1994 e 2018 no ranking das maiores empresas só ficou atrás na Apple. E em 2019 ultrapassou a Microsoft e se tornou a número 1 no mundo.
Com o comércio sendo difundido em vários países, a empresa chegou ao Brasil. No ano de 2014 se deu o início da venda de livros físicos. Marcando o primeiro ano de parceria brasileira no mercado. Em 2017 iniciou o processo de vendas de eletrônicos, smartphone e jogos, por exemplo.
Com o passar dos anos, a empresa se solidificou cada vez mais em solo brasileiro. Em novembro de 2017 foi a vez dos produtos do lar voltados para casa e cozinha, já em 2018 seguiu rumo aos materiais escolares.
Um ano depois foi iniciado o centro de distribuição em Cajamar e logo após em Cabo de Santo Agostinho. A empresa é um fenômeno de vendas em várias áreas, disponibilizando produtos e serviços pelo mundo.
Em 2007, a empresa começou trabalhar com bens de varejo em geral. O início foi para serviços de supermercado ligado para áreas perecíveis ou não.
As mercadorias seriam entregues em formato delivery em dias especificados. O serviço foi oferecido em Seatle, Washington.
Em 2012 através da prospecção de outras empresas, a Amazon foi crescendo e disponibilizando mantimentos, utensílios domésticos, produtos verdes e na área de vestuário.
A empresa ampliou o mercado na Índia para a área eletrônica e vestuário. No entanto, com o passar do tempo e com o crescimento da organização, a Amazon entrou em concorrência com uma das maiores empresas indianas Flipkart.
No ano de 2011, sob a influência do crescimento da Netflix, a Amazon virou Prime e acrescentou mais de 5 mil filmes na lista de catálogos.
Já no Brasil, o lançamento da modalidade prime chegou em 2019 e é o primeiro da América Latina a receber os serviços disponibilizados pela empresa.
Atualmente, mais de 18 países aderiram ao serviço. Entre os benefícios da Amazon Prime estão:
- Prime Vídeo;
- Prime Music;
- Prime Reading;
- Kindle Unlimited;
- Twitch Prime;
- Frete Ilimitado.
Entre os benefícios estão a disponibilização de vídeos, séries, filmes, músicas. O Prime Reading oferece livros e revistas e são atualizadas recorrentemente.
Os serviços de assinatura de livros, a Twitch destina-se a transmissão de jogos eletrônicos. Em compras acima de R$ 99, a empresa disponibiliza frete grátis.
Como vender na Amazon?
Se você deseja saber como vender na Amazon, saiba que esta é uma das plataformas de comércio on-line mais importantes do mundo e tem funcionamento ativo no Brasil.
Antes de tudo, você precisa saber qual é a categoria de venda do seu produto e sua venda será em formato individual ou profissional.
O projeto individual é para as pessoas que desejam vender uma quantidade menor que 10 produtos mensais. O valor que recebe é de R$ 2 por produto mais comissão, a depender do produto e da categoria vendida.
Se a sua ala de interesse for para vendas profissionais, o valor pago será de R$ 19 mensais acrescidos de comissão. Para iniciar o seu processo de venda, é preciso antes que seja realizado um cadastro junto ao site da Amazon. Os dados como nome, sobrenome, e-mail e senha.
No total de categorias oferecidas pelo site são 16. O método como vender na Amazon precisa antes avaliar a tabela que é dividida entre tipo de produto, condições permitidas e aprovações necessárias.
Categorias dos produtos de venda na Amazon
As categorias existentes na plataforma são:
- Alimentação;
- Atividades ao ar livre;
- Beleza;
- Jogos;
- Calçados;
- Câmeras;
- Casas;
- Celular;
- Computador;
- Eletrônicos;
- Esportes;
- Ferramentas e materiais de construção;
- Games;
- Jóias;
- Livros;
- Malas, ferramentas e acessórios de viagem;
- Papelaria e escritório;
- Pet shop e produtos para animais de estimação;
- Produtos automotivos;
- Produtos voltados à bebês;
- Relógios;
- Roupas e Acessórios;
- Saúdes e Cuidados especiais;
- Jardim e Piscina.
As condições permitidas dependem da categoria escolhida. Alguns itens podem ser inseridos na plataforma em formato usado, outros apenas novos ou itens colecionáveis.
Além disso, alguns itens precisam de aprovação prévia. A aprovação tem a ver com a entrega dos documentos necessários. Como por exemplo, produtos ligados à alimentação, beleza, games, produtos para bebê, e produtos ligados à saúde.
Esta é uma forma que serve para garantir o padrão de qualidade dos produtos e oferecer um serviço de excelência à população. Entre os mais variados benefícios de vender pela empresa estão:
- Crescimento com a marca;
- Escalamento do negócio;
- Pagamento à vista.
Os produtos colocados na plataforma ganham muito mais visibilidade. O pagamento é realizado à vista, mesmo que o cliente pague de forma parcelada. Além disso. há a possibilidade de gerenciamento dos produtos e de toda a sua loja virtual, sem precisar criar um site para isso.
Taxas & tutorial para ser vendedor na Amazon
Para começar a vender e crescer os seus negócios, é preciso que seja realizada uma assinatura mensal de R$ 19,90 mensais. Através dessa taxa, as oportunidades de mercado são abertas e possibilita o vendedor realizar a lista de produtos junto ao site.
Além disso, uma comissão é paga por cada item vendido. Os planos individuais divergem dos profissionais. Este último tem a possibilidade de vender no exterior, utilizar ferramentas de publicação e além disso, é possível definir as taxas de envio dos produtos.
Para saber mais informações sobre taxas, serviços e dúvidas frequentes por parte dos novos vendedores, clique aqui.
A porcentagem de comissão pagas variam de acordo com o produto podendo estar entre 8 e 15%. A comissão mínima aplicada por produto é de R$ 1. Confira mais clicando aqui.