O programa Emprego e Renda do Estado de São Paulo está disponibilizando 10 mil vagas para cursos de qualificação profissional. Além disso, oferece uma ajuda de custo de R$330. As inscrições iniciaram ontem (17).
Na coletiva de imprensa que aconteceu na segunda-feira (17), Rodrigo Garcia, Vice-Governador do Estado de São Paulo, foi o responsável por anunciar os novos cadastrados no programa Emprego e Renda.
Para incentivar a participação da população o programa conta com um benefício mensal de R$ 330 por participante, e os cursos ofertados são totalmente gratuitos. Há vagas em todo o estado, estando presente em 365 municípios.
Não é cobrada nenhuma taxa ao estudante, nem das inscrições nem dos cursos, já que é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com os municípios. O
intuito é reduzir os problemas causados pela pandemia do Covid-19, principalmente entre os mais carentes, podendo assim, gerar renda e formação profissional.
Outra vantagem oferecida pelo Programa Emprego e Renda é que o estudante tem seguro contra acidentes pessoais. Além da formação dos cursos, o programa também se volta para a alfabetização. As aulas são organizadas, supervisionadas e aplicadas pelo Centro Paula Souza.
As regiões onde serão contempladas as vagas ofertadas pelo programa serão: Araçatuba, Barretos, Bauru, Campinas, Central, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Vale do Ribeira, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Região Metropolitana de São Paulo, Sorocaba e Vale do Paraíba.
O programa tem a duração de até nove meses, sendo seis horas diárias e quatro dias na semana, prestando serviços de interesse local. O quinto dia é destinado para o curso de qualificação profissional ou alfabetização.
Como se inscrever para o programa Emprego e Renda
O candidato que deseja participar do programa social Emprego e Renda não pode ter um vínculo empregatício, precisando comprovar que está desempregado há pelo menos um ano.
Além disso, precisa ter mais de 17 anos e morar em uma das cidades do estado de São Paulo no mínimo há dois anos.
As inscrições ocorrem nos locais definidos pelas prefeituras, para saber onde realizar sua inscrição acesse o site do seu município e procure pelo programa Emprego e Renda.