Seguro desemprego: Como posso solicitar meu benefício sem sair de casa?

O seguro desemprego é um direito de todo o trabalhador, porém devido à pandemia de Covid-19 e o isolamento social, muitos brasileiros ficaram desempregados e sem possibilidade de ir pessoalmente solicitar tal benefício. Pensando nisso, a Previdência Social disponibilizou o pedido do serviço de forma remota, com o intuito de ajudar a população.

Seguro desemprego: Como posso solicitar meu benefício sem sair de casa?
Seguro desemprego: Como posso solicitar meu benefício sem sair de casa? (Imagem: Montagem/ FDR)

Seguro desemprego

Segundo a Caixa Econômica Federal o seguro desemprego é uma assistência financeira de período temporário direcionado ao trabalhador que se encontra desempregado.

Esse benefício é pago de três a cinco meses, podendo ser de forma alternada ou contínua, dependo do tempo de serviço prestado. O valor recebido pode variar de R$ 1.045,00 a R$ 1.813,00.

Tem direito de receber o Seguro desemprego aquele trabalhador que foi dispensado sem justa causa, seja em trabalho formal ou doméstico. Além disso, são contemplados os pescadores profissionais que estão passando pelo período do defeso, ou seja, entre os meses de novembro e fevereiro.

Também deve ser beneficiado o trabalhador formal que teve seu contrato suspenso devido à participação em curso de qualificação profissional oferecido pela empresa e os trabalhadores que foram resgatados de serviços semelhantes à escravidão.

Como solicitar o Seguro desemprego?

Para solicitar o seguro desemprego de forma presencial basta ir até uma das unidades de Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE) após realizar o agendamento do atendimento através da central de atendimento (158), essa funciona das 7 às 19 horas.

Porém, devido à pandemia e o isolamento social essas alternativas não são mais viáveis. Portanto, há duas maneiras de realizar a solicitação do benefício sem precisar sair de casa, através do Portal Gov.br ou no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

É importante lembrar que essas solicitações digitais não são válidas para os trabalhadores domésticos.

Seguro desemprego pelo portal Gov.br

  • Acesse o portal do Ministério da Economia;
  • Clique em “Quero me cadastrar” ou “Já tenho cadastro”;
  • Faça o login;
  • Selecione a opção “Seguro-desemprego”;
  • Clique em “Solicitar Seguro-desemprego”.

Seguro desemprego pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital

  • Baixe o app;
  • Clique em “Entrar”;
  • Digite o seu CPF e clique em “Próxima”;
  • Realize o cadastro solicitado e clique em “Continuar”;
  • Crie a senha de acesso;
  • Autorize o uso dos dados pessoais;
  • Selecione a opção “Benefícios”;
  • Clique em “”Solicitar”.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.