Clientes do Google devem ser atentar a novas regras do PIX por aproximação

O Google revelou nesta semana, uma nova forma de pagamento. O PIX por aproximação, agora disponível na sua carteira digital. Com essa inovação, basta aproximar o celular de uma máquina de cartão para concluir a transação.

O anúncio aconteceu na sede da empresa, em São Paulo, e contou com a presença de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. A chegada do PIX por aproximação promete transformar a experiência de pagamento no país.

Embora o lançamento oficial do PIX por aproximação esteja previsto para fevereiro de 2025, algumas instituições financeiras já estão antecipando a funcionalidade. Isso deve acelerar a popularização do método entre os brasileiros.

“Se eu não me engano, 30% das pessoas que não usavam PIX no dia a dia, e usavam mais cartão, disseram que era porque era mais simples só aproximar o cartão. Então, agora a gente tem a possibilidade de aproximar”, disse Campos Neto.

Como funciona o PIX por aproximação?

O PIX por aproximação funciona de forma semelhante ao pagamento por aproximação com cartões de crédito. Observe: 

  1. O cliente avisa ao lojista que deseja pagar usando o PIX por aproximação.

  2. O lojista seleciona a opção de pagamento por PIX na maquininha.

  3. O cliente habilita o pagamento com reconhecimento facial ou senha.

  4. O celular é aproximado da máquina, o valor é conferido, e a transação é confirmada.

Quais bancos já aderiram ao PIX por aproximação?

A função PIX por aproximação já está acessível para clientes que vinculam suas contas bancárias à carteira digital do Google. Entre os bancos compatíveis estão C6 Bank, PicPay e, mais recentemente, o Itaú Unibanco.

A partir desta segunda, o PicPay libera o uso do PIX por aproximação, com uma implementação gradual. As maquininhas próprias do PicPay, pioneiras no mercado a aceitar o método, devem estar totalmente habilitadas até o final do mês.

O Itaú Unibanco também anunciou nesta segunda que as maquininhas da Rede começarão a operar com PIX por aproximação. Em breve, clientes pessoa física com conta na carteira digital do Google poderão utilizar essa facilidade.

 

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.