FIES Social: Confira todos os detalhes sobre o novo formato do fundo

Ministério da Educação deve lançar o FIES Social ainda nesse ano e beneficiar centenas de brasileiros. Programa vai ser uma espécie de atualização que, entre outras coisas, vai aumentar a porcentagem da mensalidade financiada.

FIES Social: Confira todos os detalhes sobre o novo formato do fundo
FIES Social: Confira todos os detalhes sobre o novo formato do fundo(Imagem: FDR)

O Fundo de Financiamento Estudantil é um dos programas do Ministério da Educação mais conhecidos, afinal, beneficia centenas de brasileiros. No entanto, o programa precisa de atualizações, o que deve ser feito com o lançamento do FIES Social.

De modo geral, com o FIES é possível conseguir o financiamento do curso de graduação em instituição particular; você estuda e só paga os valores das mensalidades após se formar.

Essa possibilidade de ‘retardar’ o pagamento do financiamento é um dos grandes problemas do programa, prova disso é alta inadimplência existente.

FIES Social

O Novo Fies foi confirmado recentemente pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, durante entrevista. Segundo ele, o MEC tem trabalhado para a volta do papel social do programa, que se perdeu ao longo do tempo.

Uma das novidades que deve ser trazida com o FIES Social é o financiamento de 100% da mensalidade dos cursos.

Atualmente os estudantes conseguem no mínimo 50% de cobertura, mas, não há um limite bem definido.

O que muitos apontam é uma dificuldade em se conseguir financiar o valor integral das mensalidades.

Outra mudança proposta é a limitação do acesso às vagas apenas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio. Alguns casos de estudantes que utilizam o programa sem a nota do ENEM já foram relatados: Justiça toma importante decisão envolvendo o FIES ou Estudante não matriculado e sem nota de corte pode entrar no FIES; são alguns exemplos.

Além disso tudo, o FIES Social vai possibilitar a renegociação de dívidas das pessoas que já utilizaram o programa.

Para o ministro, muitas pessoas não pagam o financiamento porque não têm condições.

Inclusive, o MEC já iniciou os trabalhos para a oferta da renegociação através do levantamento de dados solicitados ao INSS e à Receita Federal.

Ainda não se sabe quando o FIES Social será lançado, mas, há uma grande expectativa de que isso aconteça ainda nesse ano.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.