Nesta terça-feira, dia 28, um homem de 25 anos foi preso no município de Pendências, no Rio Grande do Norte. De acordo com a polícia, o rapaz é suspeito de roubar perfis em redes sociais para efetuar golpes financeiros nos seguidores da vítima. Ele utilizava do meio de pagamento Pix para o recebimento.
O esquema utilizado era o seguinte: o assaltante invadia a conta da vítima em potencial e, utilizando de problemas inventados, se passava pela vítima e solicitava pagamentos, pelo Pix, para amigos e familiares da vítima. Esse tipo de golpe não é novidade, mas estão cada vez mais elaborados.
O suspeito ainda é estudado como potencial hacker de outros casos semelhantes localizados no estado do RN. Este problema vem se tornando cada vez mais frequente em nosso dia-a-dia, por isso a indicação é sempre verificar se houve algum tipo de atividade suspeita ou tentativas de login em sua conta.
Apesar de tentarem garantir a segurança de todos os usuários da plataforma, as grandes redes sociais como Facebook e Instagram seguem recebendo relatos de contas invadidas para a aplicação de golpes.
Foi expedido um mandado de prisão contra o criminoso que foi capturado em Pendências, interior do Rio Grande do Norte, em parceria com policiais de Patu, que fica a aproximadamente 140 km de distância. A investigação durou cerca de um ano.
O suspeito também já foi direcionado ao presídio, onde ficará à disposição da lei para realização de quaisquer trâmites legais necessários. O tempo de punição ainda não foi divulgado, mas o crime de invasão de dispositivo informático tem previsão em lei de detenção de três meses a um ano e multa.
Como se proteger dos golpes de Pix?
É possível se proteger, sim, dos hackers e bandidos que utilizam de sua rede social para obter vantagens financeiras. Claro, todos estão sujeitos à este tipo de problema, mas seguindo esses passos, você se torna um pouco mais protegido e blindado contra esses criminosos.
- Nunca divulgue a sua senha em grupos de conversa ou ligações;
- Utilize a autenticação de dois fatores, aumentando, assim, as chances de segurança;
- Verifique a sua atividade de login constantemente. Alguns aplicativo mostram a localização em que a sua conta foi acessada. Caso não conheça um local, desconfie.
- Caso perceba que foi lesado, busque uma delegacia de polícia e preste um B.O.