Valores esquecidos: nascidos a partir de 1984 já podem agendar saque

A partir desta segunda-feira (21), pessoas nascidas a partir de 1984 e empresas abertas a partir dessa data podem agendar o resgate de “valores esquecidos” em contas bancárias. O agendamento pode ser feito até sexta-feira (25) e haverá repescagem no sábado (26), das 4h às 24h.

O processo de consulta foi aberto pelo Banco Central em 13 de fevereiro. Quem descobriu que tinha dinheiro a receber teve que esperar o período para agendamento do saque, conforme a data de nascimento ou abertura da empresa.

Pessoas nascidas ou empresas abertas antes de 1968 puderam agendar entre 7 e 11 de março, com repescagem em 12 de março. Em seguida, pessoas nascidas ou empresas abertas entre 1968 e 1984 puderam agendar o saque entre 14 e 18 de março, com repescagem no dia 19.

Quem perdeu esses prazos, incluindo os sábados de repescagem, poderá fazer o agendamento a partir da próxima segunda-feira (28), quando o processo fica aberto a todos, independente do ano de nascimento.

Uma nova etapa do processo será iniciada em maio, com outros tipos de valores esquecidos, num total de R$ 4,1 bilhões. É importante destacar que o direito a resgatar os valores é definitivo e o dinheiro continua guardado na instituição bancária enquanto não é devolvido.

Como agendar saque dos valores esquecidos

  • O agendamento deve ser feito no horário informado após a consulta, realizada no site valoresareceber.bcb.gov.br. Caso você perca o horário, basta fazer a consulta novamente e um novo horário será informado.
  • O agendamento é feito pelo mesmo site. Depois de acessar, clique no botão “Acessar meus Valores a Receber”.
  • Será preciso fazer login usando a sua conta Gov.br. É preciso ter nível prata ou ouro. Quem tem conta nível bronze precisa cumprir alguns requisitos de segurança para subir de nível.
  • Aceite o termo de responsabilidade.
  • O cidadão poderá consultar o valor que pode receber, qual a instituição e outras informações.
  • Em seguida, o cidadão poderá escolher uma forma de receber o valor esquecido. Nos casos em que for possível receber por Pix, basta clicar em “Solicitar por aqui”. Informe uma chave Pix e guarde o número de protocolo. O dinheiro deverá ser depositado pela instituição em até 12 dias.
  • Em outros casos, no entanto, não é possível receber por Pix. Será preciso, então, entrar em contato com a instituição onde estão os valores esquecidos, por telefone ou e-mail, e requisitar uma transferência por DOC ou TED. Clicando no nome da instituição, serão informados os canais de atendimento disponíveis.

Amaury NogueiraAmaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.