Na última segunda-feira (26), o estado do Rio de Janeiro recebeu mais de 500 mil doses e começou a distribuir entre os municípios. Diante disso, a capital retoma a aplicação da 1ª dose da vacina contra COVID-19, nesta quarta-feira (28).
A aplicação da vacina contra COVID-19 na capital carioca estava suspensa desde a última sexta-feira (23) por falta de doses. Com a entrega dos novos lotes, o município do Rio de Janeiro poderá retornar a vacinação nesta quarta-feira (28).
Segundo o Ministério da Saúde, o estado recebeu 266.600 doses de Coronavac para 1ª e 2ª aplicação e 140.200 da Oxford/Astrazeneca para 2ª dose. Além disso, foram entregues 177.840 doses da vacina Pfizer para 1ª e 2ª aplicação.
Segundo o secretário de estado de Saúde, Alexandre Chieppe, todas as doses das vacinas contra a Covid-19 que são recebidas são repassadas aos municípios de forma imediata. Com isso, eles já põem usar para dar continuidade a Campanha de Vacinação do Rio de Janeiro.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, reforçou em suas redes sociais que o município irá cumprir a previsão do calendário de vacinação informado. Sendo assim, segundo ele, se não houver mais falta de doses, nas próximas 3 semanas todos os cariocas maiores de idade terão recebido a 1ª dose do imunizante.
Segundo a prefeitura, a suspensão da aplicação da 1ª dose da vacina contra COVID aconteceu, por causa do Ministério da Saúde. A pasta estaria com doses estocadas, afirmou o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz.
Com a chegada das doses, o município irá retornar a aplicação da 1ª dose da vacina contra COVID em pessoas acima de 34 anos. Para evitar aglomerações, o município divide o grupo, sendo vacinadas as mulheres pela manhã e os homens à tarde.
Seguindo o calendário de imunização, na quinta-feira (29) e na sexta-feira (30), serão vacinadas as pessoas de 33 anos, conforme a mesma disposição por gênero feita nesta quarta-feira.
Dessa maneira, na parte da manhã as mulheres devem ir aos postos de vacinação e a tarde os homens. Na última segunda-feira (26), a cidade alcançou 30% dos cariocas com a sequência vacinal concluída.
Parte recebeu as duas doses das vacinas Astrazeneca ou Coronavac e outros receberam apenas uma dose da vacina Janssen. Essa está sendo aplicado em apenas um grupo seleto.